Sisu, Prouni e Fies: o que são e como cada programa funciona

por 03 fev 2023Inovação & Tecnologia

Veja o calendário de inscrições e resultados e conheça a mudança no acesso de informações sobre os programas – que, agora, acontece pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Tempo de Leitura: 5 minutos

Programas de Ensino Superior

Acesso gratuito
Sisu, Prouni e Fies: o que são e como cada programa funciona

Fonte da Imagem: Getty Images

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são os três principais programas de acesso ao ensino superior.

Confira a seguir o calendário de inscrições e resultados e como cada programa funciona:

SiSU - Sistema de Seleção UnificadaInscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março de 2023

Resultados: 7 de março de 2023

Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um composto eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) as vagas ofertadas por instituições públicas – federais e estaduais – de ensino superior de todo o Brasil. Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – da edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu – e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever. A seleção dos estudantes acontece duas vezes ao ano, com base na nota do Enem. A inscrição no Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

— • —

Prouni - Programa Universidade para TodosInscrições: de 7 a 10 de março de 2023

Resultados: 14 de março de 2023 (1ª chamada) e 28 de março de 2023 (2ª chamada)

Indicado para estudantes sem diploma de nível superior, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo – integrais e parciais – em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever, é preciso ter participado pelo menos de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação e nem ter participado da avaliação na condição de treineiro. O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita* exigida é de até três salários-mínimos. Você pode saber mais no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

*O cálculo da renda familiar mensal bruta per capita é feito com base na soma da renda bruta de todos os membros da família, dividida pelo número total de pessoas do grupo.

— • —

FIES - Fundo de Financiamento EstudantilInscrições: de 14 a 17 de março de 2023

Resultados: 21 de março de 2023

Instituído em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Desde 2018, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Para se inscrever, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – a partir da edição de 2010 – e ter obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado na redação. A renda familiar mensal bruta do candidato deve ser de até três salários-mínimos. Você pode saber mais e ver a legislação completa do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Lembrando que, antigamente, o candidato acessava o site de cada um dos programas para explorar as possibilidades. Agora, todas as informações estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, via Acesso Único.

Conheça também o Somos Futuro – programa de bolsas do Instituto SOMOS, que já beneficiou mais de 600 jovens do Ensino Médio em todo o país e mobilizando mais de mil voluntários desde 2017.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]
Leia também:

Instituto Somos promove dinâmica ESG para estagiários do Programa SOMOS AFRO

Jovens participaram de um jogo voltado para o desenvolvimento sustentável [+]

Instituto Somos promove dinâmica ESG para estagiários do Programa SOMOS AFRO
Accessibility
Share This