Cartilha do Candidato (Alunos)

Apresentação

Você já ouviu falar no Instituto SOMOS? Criado em 2017, o principal objetivo do Instituto é garantir que jovens de baixas condições socioeconômicas tenham acesso à educação e consigam desenvolver competências do futuro.

Estamos em busca de jovens que não têm medo de sonhar alto para conquistar um futuro melhor. Você é assim? Se sua resposta for sim, te convidamos a conhecer o nosso programa que garante bolsas para os três anos do ensino médio, por meio de vagas em diversas escolas particulares do País. Você pode descobrir a mais próxima acessando a lista das escolas parceiras, clique aqui.

Se interessou pelo nosso programa? Então vamos lá! Continue lendo esse material para entender mais sobre o Somos Futuro, nosso processo seletivo e benefícios concedidos.

Pronto para a decolagem? Boa leitura!

Somos Futuro | Instituto SOMOS

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas que garante a concessão de bolsas de estudo integrais para os três anos do Ensino Médio em escolas parceiras, além de outros benefícios, que visam oportunizar um futuro melhor! Nos últimos quatro anos, o projeto tem oferecido aos jovens talentos do ensino público melhores oportunidades acadêmicas, buscando garantir as ferramentas necessárias para que possam conquistar seus sonhos. Gostou da ideia?

Nossos bolsistas tem acesso a uma série de benefícios durante todo o Ensino Médio. O primeiro deles, claro, é a bolsa integral para estudar durante os três anos em colégios parceiros do programa, que fazem parte da rede SOMOS Educação, e que estão entre os melhores colégios do País. Eles também recebem materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar, mentoria no primeiro e último ano da escola, e acompanhamento psicológico. Isso tudo para ajudá-lo a se adaptar à nova realidade e aprender a lidar com os desafios que vão surgir pela frente.

Curtiu? Então, vem conhecer melhor os nossos benefícios.

Material didático e paradidático

SOMOS Educação

A concessão de materiais didáticos e paradidáticos é feita em parceria com a SOMOS Educação, garantindo materiais dos selos Anglo, pH, Maxi, Rede Pitágoras e Rede Cristã de Educação; assim como das Editoras Ática, Atual, Benvirá, Scipione e Saraiva Educação. Com isso, oferecemos ao nosso bolsista alguns dos melhores conteúdos para um excelente desenvolvimento acadêmico.

Reforço escolar

O reforço escolar acontece em parceira com a Stoodi, uma plataforma de cursos online. Lá, os bolsistas têm acesso a aulas ao vivo, mais de 6 mil vídeoaulas e 30 mil exercícios, cronograma de estudos personalizado, acompanhamento de progresso em cada matéria, além de simulados com relatório de desempenho e resumos ilimitados.

Além disso, o bolsista conta com acesso ao Plurall, um ambiente de aprendizagem virtual, onde é possível encontrar materiais complementares, listas de exercícios para praticar o conhecimento adquirido em aula, vídeos para ajudar a solucionar as atividades e tutores que ajudam com as dúvidas sobre o conteúdo. Top demais!

Programa de Mentoria

A mentoria acontece online e conta com voluntários do Instituto: jovens e adultos que estão no mercado de trabalho em diferentes frentes de atuação. Para o 1º ano, a mentoria é voltada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e adaptação à nova escola. Já para o 3º ano, ela conduz o bolsista em uma jornada de planejamento de futuro e carreira.

Critérios de seleção

Para participar do processo seletivo do Somos Futuro, você precisa atender aos pré-requisitos abaixo:

  • Estar regularmente matriculado no 9º ano em escola pública;
  • Ter no máximo 15 anos até dezembro do ano de participação no processo;
  • Ter média global acima de 8 nos últimos três anos (7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II) – o cálculo é feito somando todas as notas do seu boletim de cada ano, dividido pelo número total de notas de cada ano; e
  • Renda máxima, por pessoa, de até dois salários-mínimos (R$ 2.424,00) – todas as pessoas que moram com você (independente do vínculo sanguíneo) devem ser considerados no cálculo da renda familiar. O cálculo é feito somando todos os valores recebidos por cada morador da sua residência, dividido pelo número total de moradores.

Você se encaixa nesses critérios? Então, não deixe de se inscrever para participar do Processo Seletivo que vamos te apresentar a seguir.

Processo seletivo Somos Futuro

Todos os anos, no início do segundo semestre, o Somos Futuro abre inscrições para seu processo seletivo, que é divido em quatro fases: Inscrições, Avaliação Acadêmica, Entrevista de Competências e Entrevista de Engajamento. Todas as fases são classificatórias e eliminatórias, portanto, é importante que você dê o seu melhor em cada uma delas.

Veja mais detalhes de cada fase:

FASE

Ícone Número 1

Inscrições

Você precisa preencher a ficha de inscrição no site e enviar todos os documentos solicitados. Também será preciso enviar dois vídeos: um falando sobre porque você merece a bolsa de estudos; o segundo vídeo, deve ser feito pela sua família, que vai nos contar como eles vão te ajudar se você ganhar a bolsa.

Importante lembrar que no ato da inscrição, você deve informar um e-mail de contato válido, pois toda nossa comunicação será feita por meio dele. E você não vai querer ficar de fora só porque não leu um e-mail ou não conferiu o lixo eletrônico ou o spam, não é mesmo? Então, fique atento(a), hein?

FASE

Ícone Número 2

Avaliação Acadêmica

Para os aprovados na primeira etapa, esse é o momento de fazer uma prova para avaliar suas aptidões acadêmicas. A avaliação é composta de 50 questões e tem duração de 3 horas. Para se preparar para a prova, você pode conferir o conteúdo programático em nosso edital.

FASE

Ícone Número 3

Entrevista de Competências

Agora, você vai passar pela etapa de entrevistas para que possamos avaliar se você tem os valores e competências que buscamos, o que inclui sua capacidade de mudar a realidade ao seu redor, saber se comunicar e ser dedicado aos estudos.

FASE

Ícone Número 4

Entrevistas de Engajamento

Quem vence essa fase, chega à última etapa de avaliação: a entrevista na escola em que escolheu estudar, caso seja aprovado.

Preparado(a)? Acredite no seu potencial. Estamos esperando por você!

Atenção, aluno!

  • Os candidatos que não se enquadrem nos pré-requisitos e no perfil socioeconômico do programa serão automaticamente desclassificados do processo seletivo;
  • Caso não seja comprovada a situação socioeconômica da família, ou em caso de omissão, inconsistência ou irregularidade das informações fornecidas, o candidato será desclassificado do processo seletivo, independente da fase em que se encontra ou o do seu desempenho;
  • Na ausência do envio de qualquer documento, o candidato estará automaticamente desclassificado do processo seletivo.

O resultado

Ao final do processo seletivo, divulgamos o resultado neste site. Caso esteja entre os aprovados, você também vai receber um e-mail informando sobre o resultado positivo e os próximos passos.

E quando estiver dentro do programa, estaremos ao seu lado, oferecendo todo o apoio necessário para que você vença todos os desafios e conquiste seus sonhos.

Depoimentos

“Eu não teria conquistado muita coisa se não fosse pela oportunidade que o SOMOS Futuro me proporcionou. Eu aprendi muito e tive meus horizontes ampliados graças a essa oportunidade. Sou muito grata por tudo”, diz Bianca Duarte Santos, aprovada em Engenharia da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Receber a bolsa do Somos Futuro foi fundamental para que eu tivesse a possibilidade de estudar de verdade. Eu não teria conseguido esse resultado no Vestibular sem isso”, diz Kauany de Jesus Fernandes, aprovada em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Química Industrial na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ficou interessado(a)?

Acompanhe este site e as nossas redes sociais para saber as novidades sobre o processo seletivo.

Accessibility