Escola de ensino básico arrecada caixas de leite para revestir casa de famílias vulneráveis

por 15 jun 2022Boas Práticas

Professores e alunos apoiam comunidades que vivem em condições de moradia precária por meio da reutilização do material

Tempo de Leitura: 4 minutos

Conheça o projeto do Colégio Sepam
Confira os ODS envolvidos

Desde o desenvolvimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU), governos, empresas e sociedade civil têm direcionado esforços para alcançar as metas que irão transformar o mundo em um lugar mais justo e igualitário para todos.  Cada ação – grande ou pequena – é um importante passo na construção de um planeta mais sustentável.

Uma das iniciativas que estão contribuindo para o alcance da Agenda 2030 está sendo realizada por uma escola de educação básica no sul do País. Desde o início deste ano, o Colégio Sepam, localizado em Ponta Grossa (PR), vem arrecadando caixas de leite longa vida que serão entregues ao projeto Brasil sem Frestas, que utiliza o material para revestir as casas de pessoas que vivem em regiões vulneráveis, vedando a construção contra o vento, frio e chuva, além de evitar a entrada de insetos e animais peçonhentos pelas frestas.

Por meio das lições aprendidas no Líder em Mim – um Programa Global de Educação Socioemocional que promove aprendizados de lideranças, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida – os alunos concluíram que era possível resolver dois problemas com a mesma solução: fazer o reaproveitamento do material reciclável e melhorar a qualidade de vida de famílias que vivem em condições de moradia precária.

Além de fazer a arrecadação das caixas de leite, os alunos também preparam o material, começando pela limpeza e o corte adequado para produzir as placas de revestimento, que irão para as paredes das casas.

Esse é um projeto de alto impacto que contribui diretamente com o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis, especificamente o ODS 3, ODS 4 e ODS 11. Vamos conhecer cada uma?

ODS 3 – Saúde de Qualidade

ODS 3 – Saúde de Qualidade

Esse objetivo busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos em todas as idades. Ao realizar o projeto, a escola e seus estudantes contribuem com a saúde da comunidade, que não fica exposta a condições insalubres.

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 4 – Educação de Qualidade

Esse objetivo visa garantir acesso à educação inclusiva e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao estimular a arrecadação e preparo do material, os alunos têm acesso a uma educação que busca não apenas ensinar questões do currículo acadêmico, mas também questões de sustentabilidade – por meio do reaproveitamento de materiais, engajamento social e empatia.

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Este ODS propõe-se a tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Ao arrecadar as caixas de leite, os estudantes garantem que esse material seja reutilizado, aumentando sua vida útil e evitando que seja descartado de forma incorreta – promovendo poluição do solo e água, além da proliferação de pragas urbanas e mosquitos transmissores de dengue, Zika e Chikungunya. 

Nações Unidas no Brasil | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quer saber mais sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil.

Leia também:

Escola realiza feirão para reaproveitar uniformes e contribuir com a Agenda 2030

Há mais de quatro anos, o Colégio Anglo de Boituva, realiza o “Feirão Solidário” e utiliza o valor arrecadado para ajudar instituições da cidade [+]

Escola realiza feirão para reaproveitar uniformes e contribuir com a Agenda 2030
Accessibility
Share This