Escola realiza feirão para reaproveitar uniformes e contribuir com a Agenda 2030

por 19 out 2021Boas Práticas

Há mais de quatro anos, o Colégio Anglo de Boituva, realiza o “Feirão Solidário” e utiliza o valor arrecadado para ajudar instituições da cidade

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça o Projeto do Anglo de Boituva
Veja os ODS envolvidos

Desde a criação da Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, muitos países e empresas têm trabalhado ativamente para contribuir para o alcance de cada meta – que visam a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos. Mas algumas contribuições vêm de onde menos se espera: das crianças e jovens.

Diversas escolas no Brasil e no mundo tem atuado de forma a beneficiar o meio ambiente e a sociedade. É o caso, por exemplo, do Colégio Anglo de Boituva, em São Paulo, mantém o projeto “Feirão Solidário”, cujo objetivo é dar um novo destino para uniformes usados.

Anualmente, geralmente nos meses de outubro e novembro, um grupo de alunos fica responsável por arrecadar uniformes entre os colegas e seus familiares, que doam as peças quando, por algum motivo, o aluno não vai mais utilizá-lo. Além da arrecadação, os estudantes cuidam da separação, organização e venda das peças – comercializadas a preço simbólico. “Sob a minha orientação, eles organizam toda a feira e decidem qual instituição vamos ajudar com o dinheiro arrecadado”, explica Francine Delgado Frendenberg, orientadora pedagógica do colégio. Ela ainda conta que desde o início do Feirão Solidário, há mais de quatro anos, a escola consegui apoiar asilos, orfanatos e até mesmo o centro de zoonoses da cidade. “Acredito que o projeto planta uma sementinha de responsabilidade social em cada um que participa”, diz.

Além de estimular o consumo consciente e ajudar instituições da cidade, o projeto ensina aos alunos habilidades que eles não aprenderiam em sala de aula, especialmente porque eles são os principais responsáveis pela organização do Feirão.

Outra excelente contribuição do projeto é com a Agenda 2030, uma vez que a iniciativa atua nos ODS 4, ODS 10 e ODS 12. Vamos conhecê-los?

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 4 – Educação de Qualidade

Este objetivo visa garantir acesso à educação inclusiva, de qualidade equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao realizar o projeto, os alunos aprendem não apenas a organizar e gerir um projeto social, como também a importância de ser socialmente engajado.

ODS 10 – Redução das Desigualdades

ODS 10 – Redução das Desigualdades

Este ODS busca reduzir as desigualdades no interior e entre os países. Por meio do Feirão, alunos com menor condição socioeconômica – bolsistas, por exemplo – têm acesso ao uniforme da escola por um preço mais acessível. Além disso, ao apoiar instituições sociais, o colégio também ajuda a reduzir a desigualdade social na cidade.

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis

Este objetivo propõe-se a garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis. Ao realizar o feirão, os alunos buscam um novo lar para os uniformes e evitam que as peças sejam descartadas de forma incorreta e prejudique o meio ambiente.

Nações Unidas no Brasil | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quer saber mais sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil.

Leia também:

Alunos de escola paulista realizam projeto para ajudar cadeirantes

Além de mostrar solidariedade, os estudantes do Ensino Fundamental aprenderam importantes questões de saúde [+]

Alunos de escola paulista realizam projeto para ajudar cadeirantes
Accessibility
Share This