Alunos de escola paulista realizam projeto para ajudar cadeirantes

por 05 out 2021Boas Práticas

Além de mostrar solidariedade, os estudantes do Ensino Fundamental aprenderam importantes questões de saúde

Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça o Projeto do Colégio IENAC
Veja os ODS envolvidos

Para construir um mundo mais sustentável e socialmente consciente, é necessário que todas as instituições – públicas ou privadas – se unam em prol dessa causa. Para tornar essa realidade possível, foi criada a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que visam guiar governos, empresas e a sociedade civil na construção de um mundo melhor.

Muitos esforços têm sido realizados para mudar a realidade atual: alguns têm grande impacto, outros são menores, mas não deixam de ser importantes. É o caso, por exemplo, do Colégio IENAC, localizado em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Em 2019, a escola reuniu os alunos para atuar em uma causa muito nobre: ajudar uma cadeirante que necessitava de próteses para se movimentar.

A instituição se mobilizou para arrecadar lacres de latinhas de alumínio, que posteriormente seriam vendidas e o dinheiro arrecadado, revertido para a compra dos equipamentos. Toda a comunidade escolar trabalhou fortemente na divulgação do projeto, conseguindo o engajamento de pais, familiares e amigos dos estudantes, além do apoio da comunidade local. Ao todo, foram arrecadadas mais de meio milhão de lacres! A ação foi realizada em parceria com o projeto “Lacres do Abraço”, responsável pela revenda dos materiais em troca das próteses.

A beneficiada pela iniciativa foi Fabiana Gasparotti Nagy Pereira, que perdeu pernas e braços após contrair meningite – doença que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro. Depois de receber as próteses, ela visitou a escola e tirou dúvidas dos alunos a respeito da meningite. Para saber mais sobre a iniciativa do colégio, clique aqui.

O que meningite?

Meningite é uma inflamação grave que afeta as meninges – membranas que envolvem o cérebro – e é causada por bactérias ou vírus. Embora seja mais comum em crianças menores de 5 anos, qualquer pessoa pode contrair.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da meningite, incluem: febre alta, forte dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza.

Como é feito o tratamento?

Após avaliação médica, o paciente será tratado com antibióticos específicos.

Como é feita a prevenção?

Para alguns tipos de meningite existem vacinas, mas só podem ser aplicadas a partir dos 18 meses de idade. A proteção da vacina dura entre 1 e 4 anos. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e realizar higienização dos ambientes.

Nações Unidas no Brasil | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para saber mais sobre a doença, acesse o site do Ministério da Saúde.

Além do gesto de solidariedade, a comunidade escolar contribuiu diretamente para o alcance da Agenda 2030, atuando nos ODS 3, ODS 4 e ODS 12. Vamos saber mais sobre eles?

ODS 3 – Saúde de Qualidade

ODS 3 – Saúde de Qualidade

Este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Ao presentear Fabiana com as próteses, os estudantes ajudaram a promover o bem-estar dela.

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 4 – Educação de Qualidade

Este objetivo visa garantir acesso à educação inclusiva, de qualidade equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao realizar o projeto, os alunos aprenderam sobre a importância de pensar socialmente. Além disso, eles tiveram a oportunidade de saber mais sobre a meningite – doença grave que pode ser prevenida por meio da vacinação.

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis

Este objetivo propõe-se a garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis. Ao recolher os lacres das latinhas de alumínio e revender, os estudantes ajudaram a evitar que eles fossem descartados de forma incorreta ou despejados em locais impróprios, onde levariam até 500 anos para se decompor.

Nações Unidas no Brasil | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quer saber mais sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil.

Alunos de escola paulista realizam projeto para ajudar cadeirantes

Fonte da Imagem: Anglo 360°

Leia também:

Educador nota 10 realiza projeto em escola pública e contribui com Agenda 2030

O professor Diogo Jordão, um dos ganhadores do Prêmio Educador nota 10 em 2020, trouxe a democracia para a sala de aula e mostrou aos alunos a importância da participação ativa na política [+]

Educador nota 10 realiza projeto em escola pública e contribui com Agenda 2030
Accessibility
Share This