Educador nota 10 realiza projeto em escola pública e contribui com Agenda 2030

por 05 ago 2021Boas Práticas

O professor Diogo Jordão, um dos ganhadores do Prêmio Educador nota 10 em 2020, trouxe a democracia para a sala de aula e mostrou aos alunos a importância da participação ativa na política

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça o projeto da escola CE Nelson Pereira Rebe
Veja os ODS beneficiados

O estabelecimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi um grande passo para avançar na construção de um mundo mais justo e igualitário. Por isso, qualquer contribuição, seja empresarial, governamental ou da sociedade civil, é extremamente valiosa para conseguirmos alcançar metas tão nobres.

Uma excelente contribuição para essa agenda veio de uma escola pública de Campo dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Em 2019, o professor de Geografia Diogo Jordão da Silva trouxe a democracia para a sala de aula, ensinando aos alunos da escola estadual CE Nelson Pereira Rebel o funcionamento do sistema democrático, a relevância da participação ativa na política e a importância da população nas tomadas de decisões dos órgãos políticos de todos os níveis.

Por meio de pesquisas e saídas de campo, estudantes do Ensino Médio identificaram necessidades da população do Distrito de Travessão e analisaram as políticas públicas em falta para atender essas demandas, além de discutir possíveis soluções. Além disso, o professor Diogo apresentou aos alunos à Constituição Federal e os direitos constitucionais de todos os brasileiros.

A partir de todo esse aprendizado, estudantes e professor desenvolveram o “Café com Política”, evento que apresentou à toda a escola os dados pesquisados na comunidade. O evento ainda contou com a presença de uma vereadora da cidade. Diante dos fatos e argumentos demonstrados, as demandas foram levadas à Câmara Municipal.  O resultado foi o melhor possível: as demandas feitas na área da saúde pública foram atendidas! Assista abaixo para saber mais.

O projeto – de valor inestimável para a comunidade escolar e local – ainda recebeu um reconhecimento merecidíssimo: o professor Diogo Jordão da Silva recebeu, em 2020, o Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita e que tem como um dos patrocinadores a SOMOS Educação.

O que é o Prêmio Educador Nota 10?

O que é o Prêmio Educador Nota 10?

Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, o Prêmio Educador Nota 10 tem como objetivo reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da Educação Básica de escolas públicas e privadas de todo o País. Desde a sua criação, já foram premiados mais de 250 educadores.

Quer saber mais sobre o Prêmio? Acesse o site: www.premioeducadornota10.org.

Essa conquista foi muito importante para valorizar o trabalho do professor e o conhecimento trazido para a sala de aula. Além disso, o projeto contribui diretamente para as ODS 3, ODS 4 e ODS 16. Vamos conhecê-las?

ODS 3 – Saúde de Qualidade

ODS 3 – Saúde de Qualidade

Este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Ao fazer reivindicações a respeito da saúde pública – e conseguir que fossem atendidas – os alunos ajudaram a melhorar o acesso a esse direito tão fundamental para a comunidade local.

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 4 – Educação de Qualidade

Este objetivo visa garantir acesso à educação inclusiva, de qualidade equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao trazer a questão da democracia e participação política para a sala de aula, o professor promoveu educação de qualidade e conhecimento de valor para os estudantes.

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Este ODS objetiva promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Por meio do projeto, garantiu-se que a comunidade – na figura dos estudantes – participasse no processo de tomada de decisões e criação de políticas públicas de forma participativa, inclusiva e representativa.

Nações Unidas no Brasil | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quer saber mais sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil.

Leia também:

Como escolas de ensino básico podem contribuir com a Agenda 2030

Alunos do Ensino Fundamental de colégio em Piracicaba – SP participaram de projeto para coleta e descarte adequado de resíduos urbanos. [+]

Como escolas de ensino básico podem contribuir com a Agenda 2030
Accessibility
Share This