Além do cronograma de estudos: hábitos que ajudam você a se preparar para o vestibular

por 07 out 2022Inovação & Tecnologia

Criar um cronograma de estudos é fundamental; adotar determinados hábitos também.
Tempo de Leitura: 5 minutos
Como está a sua rotina pré-vestibular?
Cronograma de estudos
Além do cronograma de estudos: hábitos que ajudam você a se preparar para o vestibular
Fonte da Imagem: Image by wayhomestudio on Freepik
Nesse período da vida escolar, estamos acostumados a ser impactados por aquelas dicas usuais e já tão trabalhadas de como se preparar para as provas – tanto das universidades quanto do Enem.

No entanto, acredite: esse processo envolve muito mais que criar um cronograma de estudos ou treinar por meio de simulados.

“Em primeiro lugar, é importante, junto com o aluno, identificar seus objetivos. Entender qual carreira e qual universidade o estudante pretende ingressar é essencial para o planejamento de estudos. Em seguida, é fundamental estimular o vestibulando a se informar sobre o peso de cada matéria na prova que pretende prestar, bem como a incidência dos assuntos. Por fim, a partir desses elementos básicos, é chegada a hora de estabelecer um cronograma de estudos, dando ênfase às matérias de maior peso, assuntos com maior incidência e pontos fracos do aluno.”

Daniel Perry

Diretor pedagógico, Sistema Anglo de Ensino - que faz parte da SOMOS Educação

Ele argumenta que a rotina é necessária para o ganho de eficiência e lista o que não pode faltar nessa programação:
  • Definição de horários de estudo, lazer e descanso, buscando o equilíbrio dentro do possível;
  • Ênfase em matérias e assuntos de maior peso na prova, bem como, a partir dessa premissa, foco nas maiores dificuldades;
  • Tempo reservado para a execução de simulados e treinamento de estratégia de prova;
  • Análise dos erros nos simulados, buscando encará-los como oportunidades de aprendizado;
  • Momentos resguardados para estudar assuntos e fazer exercícios que “sobraram” e ainda não foram realizados;
  • Períodos destinados a revisões de temas já estudados.

Em contrapartida, a preparação não se resume a isso: “O estudante deve estabelecer limites e compreender que a saúde mental é fundamental para o bom desempenho nas provas. Também é importante ter consciência de que nem sempre é possível executar seu planejamento com perfeição e não se cobrar demasiadamente”, enfatiza Daniel.

O diretor ressalta ainda a importância de cuidar também da saúde física. “Realizar exercícios físicos com regularidade e se alimentar de forma saudável é essencial, bem como parar para se distrair e repousar quando sentir-se muito cansado”, observa.

Esse conjunto de hábitos, inclusive, ajuda a controlar a ansiedade – antes e no dia da prova. “A manutenção de uma rotina de estudos bem planejada, exercícios físicos, alimentação saudável e tempo para descanso e lazer são elementos necessários para lidar com a ansiedade. O convívio e o diálogo de qualidade com familiares e amigos também é fundamental para a saúde mental. E, em casos persistentes e mais graves de ansiedade, procurar psicoterapia é bastante recomendado”, alerta Daniel.

“Além de promover diversas modalidades de palestras de orientação de estudos e orientação profissional, e estratégia de provas, o Anglo conta com uma equipe de psicólogas especializadas para a realização de atendimentos individuais ou em grupo, com foco na saúde mental do vestibulando”, complementa ele.

Daniel chama a atenção também para fontes alternativas de conhecimento às quais os estudantes podem recorrer, como “assistir a aulas gravadas, lives, filmes e documentários – uma forma de ampliação do repertório cultural. Leitura de livros, jornais e revistas também contribuem bastante”. Ele destaca igualmente que estudar junto com os colegas, trocando conhecimentos, é sempre muito eficiente.

Em incentivo, o diretor cita Guimarães Rosa: ‘Como ele escreveu, “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem’. Nunca é tarde para aprender com seus erros e recomeçar, para mudar de rota e ser feliz”, finaliza.

Conheça o

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

Educação Inclusiva: como atender todos os alunos

A educação inclusiva dentro das escolas é fundamental para promover o aprendizado equitativo para crianças com necessidades especiais [+]

Educação Inclusiva: como atender todos os alunos
Accessibility
Share This