Somos Futuro dá início ao programa de mentoria 2023: entenda por que ele é tão importante

por 30 maio 2023Inovação & Tecnologia

Mais que uma orientação, a mentoria é uma troca de experiências e faz toda a diferença na vida do mentorado – e do mentor

Tempo de Leitura:
4 minutos

Mentoria

Mais que uma orientação
Somos Futuro dá início ao programa de mentoria 2023: entenda por que ele é tão importante

Fonte da Imagem: Getty Images

O Somos Futuro foi criado em 2017 e, desde então, já beneficiou mais de 590 jovens e mobilizou mais de mil voluntários. Um dos pilares do programa é a mentoria, que acontece on-line e é realizada pelos voluntários do Instituto SOMOS para discentes do Ensino Médio – de primeiro e terceiro anos – a fim de acompanhar, acolher e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento.

No primeiro ano, o mentor ajuda o aluno a se adaptar à nova realidade – bem diferente da rotina do Ensino Fundamental – e aos hábitos da escola, além de contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Já no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento da carreira e do futuro.

Contudo, engana-se quem imagina ou acredita que a experiência é unilateral, que é apenas o mentor que contribui para o aprendizado dos jovens: o programa busca combinar histórias de vida e afinidades para que mentor e mentorado possam aprender e crescer juntos.

Eduardo Loschiavo

Eduardo Loschiavo

Especialista em Governança de TI e mentor pelo segundo ano consecutivo

“Descobrimos juntos os desafios que a vida nos traz, apoiamos e recebemos apoio. O mentor pode e deve refletir o momento que o aluno está vivendo e fazer um paralelo. Tudo isso pode criar um vínculo de confiança grande ao ponto de fortalecer o estudante nas suas atividades e fazer com que o mentor vivencie o progresso do aluno e se orgulhe disso”

Ele chama a atenção ainda para a tamanha importância da mentoria nessa etapa de vida dos jovens, repleta de transformações, pressão e decisões. “O mentor irá ouvir, apoiar e orientar o estudante, tendo o mentorado como o centro do processo. É ter uma pessoa que está dedicada a ajudá-lo e desbravar junto com ele as dificuldades que um pré-vestibular apresenta; criará com ele métodos de ensino e acompanhará o seu desenvolvimento nas notas. Com isso, o aluno trabalhará a sua autoestima e terá maior confiança para encarar os próximos passos: vestibular, faculdade e ingresso na vida profissional”, ressalta o voluntário.

Em contrapartida, para o especialista, a mentoria é mais que uma orientação, é uma troca de experiências. Ele destaca o quanto também evoluiu ao longo do programa: “Eu aprendi muito com as minhas mentoradas, pois elas se apresentaram desmotivadas na primeira sessão, não demonstraram ânimo nem confiança. Com o passar do tempo, chegaram a pedir sessões extras para conversarmos sobre os resultados e pedir apoio e/ou debater pontos de dúvida. Posso dizer que eu cresci com as experiências maravilhosas que ambas me proporcionaram. Saber que consegui fazer a diferença no cotidiano de duas adolescentes que, primeiramente, não estavam motivadas e, depois, criaram rotinas de estudo, vida social e familiar… Juro que fiquei muito orgulhoso de tudo isso!”, comemora.

Eduardo faz questão de compartilhar a sua gratidão pela chance de fazer parte do programa deste ano e atuar como mentor novamente. “Agradeço de coração essa oportunidade de poder apoiar os alunos nesse projeto!”, finaliza ele.

Lembrando que todos os colaboradores da Cogna Educação, holding da qual a SOMOS Educação faz parte, são elegíveis ao programa de mentoria por meio do voluntariado corporativo.

Conheça mais sobre o Somos Futuro – programa de bolsas do Instituto SOMOS

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

Sisu, Prouni e Fies: o que são e como cada programa funciona

Veja o calendário de inscrições e resultados e conheça a mudança no acesso de informações sobre os programas – que, agora, acontece pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior [+]

Sisu, Prouni e Fies: o que são e como cada programa funciona
Accessibility
Share This