“Sem o Somos Futuro, eu não teria passado no Vestibular”, diz bolsista aprovada em duas universidades públicas

por 10 ago 2021Histórias de Futuro

Kauany foi aprovada em duas das melhores instituições de Ensino Superior do País

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça a história da Kauany Fernandes

“A bolsa Somos Futuro foi fundamental para que eu alcançasse o bom resultado no Vestibular”.

Kauany de Jesus Fernandes

Bolsista aprovada em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Química Industrial na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo ela, foram três anos de muito estudo para conseguir entrar no curso que escolheu quando ainda tinha 12 anos. Apesar de estar em aulas remotas devido à pandemia, ela não vê a hora de poder passear pelo campus da Unicamp – onde optou por estudar – e conhecer tudo pessoalmente. Acho que todo calouro deve estar com essa mesma sensação, não é mesmo?

Kauany está muito feliz com os resultados que alcançou e deixou seu recado para os jovens que, como ela, receberam uma oportunidade do Somos Futuro. “Estudem bastante porque isso vai te colocar no caminho certo. Aproveitem a chance que está sendo dada a vocês. E não se deixem desanimar. Vocês são capazes!”, aconselha.

Somos Futuro: o empenho em estudar

Kauany conta que sua principal dificuldade foi se adaptar ao ritmo das aulas, que eram totalmente voltadas à preparação para o Vestibular. Ela diz que tinha defasagem de conhecimento, pois na escola pública não aprendeu o mesmo conteúdo que seus colegas de classe.

A dificuldade foi superada por dois motivos: o primeiro, é a facilidade que tem para aprender coisas novas; e o segundo, todas as horas extras que ficou na escola para estudar. “Depois das aulas, eu e outras bolsistas ficávamos estudando até o fechamento. Todo esse esforço foi essencial para me preparar para o Vestibular desde o começo”, explica. É orgulho que chama, né?

O resultado no Vestibular

A jovem ficou muito surpresa com os resultados já que o ano de 2020 foi muito desafiador e ela ficou um pouco desanimada, o que acabou afetando a sua rotina de estudos. “Ver meu nome na lista de aprovados da Unicamp foi um choque. O ano passado foi muito complicado e eu fiquei com a sensação de que não me esforcei o suficiente para entrar na universidade”, diz.

A insegurança em relação ao desempenho é muito comum entre os Vestibulandos, mesmo aqueles que se esforçam bastante, como Kauany. Mas não havia motivos para isso. Mesmo diante da pandemia, o bom resultado veio – merecidamente – e ela e a família comemoraram bastante.

Ao olhar para trás, Kauany afirma ter aprendido que se esforçar por um objetivo é muito importante e que o apoio da família desde o começo, ainda no processo seletivo do Somos Futuro, foi imprescindível. Ela ainda acredita que a oportunidade oferecida pelo Instituto SOMOS a colocou no caminho para o sucesso. “Quando as pessoas certas conseguem as oportunidades certas, elas entram para o caminho certo. Tudo o que eu precisava era de uma porta aberta”, conclui.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

“Meu mentorado percebeu que não está sozinho”, conta mentor Somos Futuro 2020

Na edição 2020 do Programa de Mentoria, Francisco Teixeira pôde contribuir com o desenvolvimento de um dos nossos bolsistas e revela ter aprendido muito com ele. [+]

“Meu mentorado percebeu que não está sozinho”, conta mentor Somos Futuro 2020
Accessibility
Share This