“Meu mentorado percebeu que não está sozinho”, conta mentor Somos Futuro 2020

por 29 jul 2021Histórias de Futuro

Na edição 2020 do Programa de Mentoria, Francisco Teixeira pôde contribuir com o desenvolvimento de um dos nossos bolsistas e revela ter aprendido muito com ele

Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça a trajetória do mentor Francisco

O Programa de Mentoria Somos Futuro 2021 continua rolando. E o mentor Francisco Odivaldo Teixeira Jr. Gerente de Soluções Educacionais da SOMOS Educação, compartilhou com a gente sua experiência ao lado do V.H*, que foi seu mentorado no ano passado.

O que é o Programa de Mentoria

O Programa de Mentoria SOMOS Futuro oferece aos bolsistas dos 1º e 3º anos acesso a um mentor, responsável por guiá-los em uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e carreira e propósito – essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.

Cada bolsista tem um mentor, voluntários do Instituto SOMOS, que são colaboradores da Cogna Educação. O mentor é escolhido de acordo com o perfil do bolsista, sempre buscando a melhor sinergia entre os dois.

“Quando um programa como o Somos Futuro aparece oferecendo o amparo de um mentoria a esses jovens, eu não poderia ficar de fora”.

Francisco Odivaldo Teixeira Jr.

Gerente de Soluções Educacionais da SOMOS Educação

Quando você viu que o Somos Futuro estava recrutando mentores, o que passou pela sua cabeça? Por que você quis participar?

Francisco: Eu acredito em uma sociedade colaborativa e empática, e creio que a educação transforma vidas, como transformou a minha. Então, quando um programa como o Somos Futuro aparece oferecendo o amparo de um mentoria a esses jovens, eu não poderia ficar de fora.

Imagino que você deve ter criado expectativas. E o seu mentorado também. Então, conta para a gente, como foi o primeiro contato com ele?

Francisco: Foi bem interessante. No início, ele acreditava que seria um acompanhamento de notas, alguém para saber se ele estava estudando ou não. Quando ele começou a entender que era para o crescimento dele como pessoa, ele ficou encantado. No final, ele ficou com a sensação de “já acabou?”. Na verdade, eu também. Antes mesmo de acabar, eu já sentia saudade dele (pausa emocionada).  

Com certeza ele não foi o único surpreendido com algum aspecto da mentoria. Como mentor, qual foi a sua maior surpresa?

Francisco: Eu me surpreendi com as semelhanças entre nós. Vi no V.H.* as mesmas preocupações que eu tinha na idade dele. Em alguns momentos ele se perguntava ‘será que eu preciso mesmo tomar essas decisões agora?’ E eu me senti assim na mesma fase. Felizmente, ele teve um mentor ajudando a trabalhar essas questões. Eu gostaria de ter tido essa oportunidade.

Pensando em como você tomou para si a missão de ajudá-lo com essas questões, de que forma você acredita ter contribuído para que ele soubesse lidar melhor com essas preocupações?

Francisco: Acredito que fiz ele perceber que não está sozinho no enfrentamento de seus desafios e que pedir ajuda é necessário e não há vergonha em aceitar a própria fragilidade, inclusive as incertezas e as preocupações com o futuro.

Como mentor, você buscou guiar o seu mentorado, mas essa é uma jornada de mão dupla, então você deve ter aprendido alguma coisa, verdade?

Francisco: Com certeza. Buscando ajudar meu mentorado a se autoconhecer, eu mesmo consegui trabalhar alguns aspectos do meu autoconhecimento, o que me proporcionou grande equilíbrio emocional para enfrentar a pandemia, além de contribuir bastante para a minha atuação como líder. Eu me surpreendi muito com o quanto eu e ele aprendemos juntos.

*Nota: Utilizamos as iniciais do bolsista para preservar sua identidade.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

Mentora Somos Futuro fala sobre a importância do Programa de Mentoria

Na primeira edição da Mentoria, em 2020, Danielly Nunes teve a oportunidade de acompanhar um dos nossos bolsistas e apoiar em seu desenvolvimento, além de aprender muito ao lado dele. [+]

mentora_somos_futuro_1920x1440px
Accessibility
Share This