Mentora Somos Futuro fala sobre a importância do Programa de Mentoria

por 01 jul 2021Histórias de Futuro

Na primeira edição da Mentoria, em 2020, Danielly Nunes teve a oportunidade de acompanhar um dos nossos bolsistas e apoiar em seu desenvolvimento, além de aprender muito ao lado dele

Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça a história de mentoria da Danielly

O Programa de Mentoria Somos Futuro 2021 está a todo vapor. E os mentores da edição passada vem compartilhando com a gente suas experiências para reforçar a importância da mentoria na vida dos bolsistas. Hoje, quem nos conta um pouco sobre isso é a Danielly Nunes Andrade Noé, Gerente Acadêmico da Kroton e mentora do C.G.*

O que é o Programa de Mentoria

O Programa de Mentoria SOMOS Futuro oferece aos bolsistas dos 1º e 3º anos acesso a um mentor, responsável por guiá-los em uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e carreira e propósito – essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.

Cada bolsista tem um mentor, voluntários do Instituto SOMOS, que são colaboradores da Cogna Educação. O mentor é escolhido de acordo com o perfil do bolsista, sempre buscando a melhor sinergia entre os dois.

“Essa foi a minha primeira vez sendo mentora e tive muitas surpresas ao longo do caminho”.

Danielly N. A. Noé

Mentora Somos Futuro

Danielly diz que foi surpreendida, por exemplo, pelo nível de maturidade do seu mentorado. “Ele é bem mais maduro do que eu era na idade dele. Embora ele seja muito jovem, tivemos discussões de muita grandiosidade. Foi muito gostoso de ver”.

Outra surpresa trazida pela mentoria foi perceber o quanto os dois eram parecidos em diversos aspectos. Vale lembrar que o Programa de Mentoria realiza um match entre mentores e mentorados. Um dos pontos que os dois têm em comum é a responsabilidade e o compromisso com a própria formação acadêmica. Segundo ela, seu mentorado é muito responsável e tem uma capacidade de observação muito grande, além de ser um jovem que se coloca muito à disposição para contribuir com os colegas. Características que Danielly também diz ter.

A mentora ainda conta que foi uma alegria ter tido a oportunidade de acompanhar a evolução do seu mentorado ao longo das sessões. Ela ainda revela que, no início, ele era bastante desconfiado. “Eu tinha a impressão de que ele aparecia [nas sessões] por ser um compromisso, mas depois começou a gostar. À medida que a mentoria evoluía, estabelecemos uma relação muito forte de empatia e confiança”, revela.

Essa relação de confiança entre eles fez com que o jovem confidenciasse coisas que não tinha coragem de falar com ninguém. Danielly ressalta que é muito importante que o mentor tenha uma escuta acolhedora. Para ela, a relação de empatia e confiança acontece quando os mentores se colocam nesse papel. A profissional ainda destaca que ao assumir esse compromisso, de escutar o seu mentorado, ela conseguiu ajudá-lo a reconhecer suas fragilidades e potencialidades, e se abrir um pouco mais para permitir a entrada de coisas novas na vida dele.

Mas não foi só o mentorado que saiu mais forte do Programa de Mentoria. Danielly confessa que também aprendeu muito. “Uma das coisas mais legais é a confiança que ele tem em si mesmo. Em nenhum momento ele se sente menor do que as outras pessoas. Ele tem consciência do seu valor. Isso esteve presente desde a primeira sessão e eu achei incrível para uma pessoa com aquela pouca idade. Isso me marcou bastante e continua sendo muito importante na minha vida.”, afirma.

Que bacana, não é? O Programa de Mentoria Somos Futuro tem ajudado muito os nossos jovens e, claro, também vem contribuindo muito para o crescimento profissional dos nossos mentores.

*Nota: Utilizamos as iniciais do bolsista para preservar sua identidade.

Quer saber mais sobre o Programa? Leia nosso artigo “Conheça o Programa de Mentoria Somos Futuro”.

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Danielly Nunes Andrade Noé | Mentora do SOMOS Futuro 2020

Leia também:

“Em nenhum momento pensei em desistir”, diz Alumni Somos Futuro que passou na Unicamp

Conheça a trajetória do Alumni Matheus Henrique, de Brasília-DF, que cursa Ciência da Computação em uma das melhores universidades públicas do País. [+]

“Em nenhum momento pensei em desistir”, diz Alumni Somos Futuro que passou na Unicamp
Accessibility
Share This