Para passar no vestibular: dicas de quem foi primeiro lugar

por 29 mar 2022Histórias de Futuro

Samara Damily, bolsista do Programa Somos Futuro, que passou em primeiro lugar no vestibular para o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Tempo de Leitura: 6 minutos

4 Dicas para passar no vestibular

Organizar-se
Samara Damily

Alumni do Programa Somos Futuro, que passou em primeiro lugar no vestibular para o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), dá dicas de como se sair bem no vestibular.

A ansiedade e as incertezas já começam no Ensino Médio: escolher curso, visitar faculdades, desenvolver métodos de estudo. O período pré-vestibular é um processo de transição e exige dedicação, foco, organização e, principalmente, autoconhecimento. Samara Damily, bolsista do Programa Somos Futuro, que passou em primeiro lugar no vestibular para o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), explica por quê:

“Manter o foco quando a cabeça não está no lugar é muito difícil e, nesses momentos, é mais do que necessário saber lidar consigo mesmo antes de enfrentar qualquer estudo. Quando desanimava, eu sempre recorria ao pensamento de que tudo isso era para um bem maior, que tudo que eu estava passando era para que, em algum momento da minha vida, eu pudesse relaxar e curtir tudo aquilo que não pude aproveitar nesse momento de dedicação total”, esclarece.

Organizar-se também é fundamental:

“Quando eu estudava para o vestibular, distribuía pesos entre as matérias, que iam de 1 a 4″:

Muito fácil, vou direto para os exercícios

Preciso dar atenção

Não domino este assunto ainda, preciso estudá-lo antes de resolver qualquer exercício

Não entendo nada deste tema, preciso dar total atenção

“E, em seguida, determinava a quantidade de horas para estudar cada matéria.

Esta é a dica principal e primordial: a prática proporcional à dificuldade em determinado tema”, indica ela. 🙂

Na fase pré-vestibular, além de conviver com as transformações e a aceleração do processo de amadurecimento e criação do senso de responsabilidade, o estudante, em grande parte dos casos, ainda tem que lidar com a pressão familiar: “Lidar com o desejo dos outros para a minha carreira foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores obstáculos pelos quais eu tive que passar. Qual curso eu deveria fazer e onde eu deveria cursá-lo foram imposições que me seguiram durante todo o terceiro ano do Ensino Médio”, revela Samara.

“Contudo, é essencial que você coloque na cabeça o que é melhor para você, e qual é o seu verdadeiro desejo enquanto profissional. Pois, uma vez determinado a seguir o seu sonho, abdicar daquilo que não é necessário e focar naquilo que é preciso se torna muito mais fácil”, complementa ela.

Vale reforçar que, nesse momento, é fundamental manter o diálogo com a família e alinhar as expectativas, já que, por muitas vezes, imersos no desejo do melhor para o futuro do estudante, pode não ficar claro para os familiares que ele já está ciente do que quer. Portanto, conversar a respeito é sempre a melhor opção para tranquilizar ambos os lados.

É importante lembrar também que, além das exigências externas, o aluno também tem que enfrentar a autocobrança. Samara conta que, para ela, “foi preciso muito esforço e ganho de confiança para que isso fosse superado. Eu sempre gostei muito de estudar, mas o sentimento de não fazê-lo o bastante sempre me acompanhou. Foi necessário muito apoio de familiares e amigos para que esse entrave fosse solucionado”.

Samara ainda chama a atenção para a importância do suporte de professores, amigos e família durante essa fase de tanta tensão: “Não estude para o vestibular sozinho. Conte com todo o auxílio que puder e peça ajuda sempre que necessário”, aconselha.

Primeiro lugar no vestibular, ela fecha com dica de ouro: “Momentos de lazer são fundamentais para a evolução intelectual. Então, um momento com os amigos ou um tempinho no seu celular não é o que vai atrapalhar a sua aprovação”, finaliza.

Estamos muito orgulhosos e torcendo para o sucesso da Samara em todas as etapas de sua vida! 🙂
Saiba como participar do:

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Esclareça suas dúvidas sobre o programa. Clique Aqui!

Leia também:

Para você, bolsista: um papo entre o presente e o futuro

Pingue-Pongue entre bolsista iniciante e bolsista recém-formado [+]

Para você, bolsista: um papo entre o presente e o futuro
Accessibility
Share This