Para você, bolsista: um papo entre o presente e o futuro

por 21 mar 2022Histórias de Futuro

Pingue-Pongue entre bolsista iniciante e bolsista recém-formado

Tempo de Leitura: 4 minutos

Conheça os bolsistas Katheling e Gabriel

Como funciona o Programa Somos Futuro

Katheling Leite

Bolsista Somos Futuro 2022

Gabriel Goulart

Bolsista Somos Futuro 2019

Quando pensamos em um estudante que ganha uma bolsa de estudos, a maioria de nós imagina uma metamorfose única e diretamente relacionada à expansão do conhecimento por meio do ensino de qualidade. Mas, acredite: as mudanças vão muito além da sala de aula.

Katheling acaba de começar; Gabriel, de se formar. Ambos são bolsistas do Programa Somos Futuro, do Instituto Somos, que, desde 2018, oferece bolsas de estudo integrais a alunos provindos de escolas públicas.

Hoje, quatro anos depois do início do programa, os dois são o exemplo da transformação que a educação promove no presente – e no futuro:

Katheling, agora como bolsista, o que você espera do Ensino Médio?

Katheling: Queria muito dar continuidade aos meus estudos em uma instituição educacional de qualidade, e o programa me proporcionou isso. Meu maior sonho é me formar no Ensino Médio e passar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gabriel, o que mudou na sua vida depois de se formar no Ensino Médio?

Gabriel: A mudança foi além da sala de aula. Eu comecei a ter mais responsabilidade. É difícil para um jovem de 18 anos, ainda mais depois de uma pandemia, desenvolver esse senso de compromisso tão rapidamente. Geralmente, as meninas amadurecem mais cedo; meninos demoram mais. Mas a formação incentivou meu amadurecimento. Eu também comecei a enxergar as coisas sob um outro ponto de vista: antes, eu era muito negativo; agora, eu tento ver o lado positivo de tudo, mesmo em situações de dificuldade.

Katheling, como você se vê no futuro?

Katheling: Eu me vejo com mais bagagem de aprendizado e mais maturidade do que tenho hoje. Na parte acadêmica, eu quero estar formada em Engenharia e fazendo pós-graduação. Talvez trabalhando em alguma empresa multinacional e morando em um apartamento com um gato (risos).

Gabriel, qual seu conselho para futuros bolsistas?

Gabriel: Sou muito, muito grato por ter recebido essa oportunidade. Então, se você tiver essa chance também, agarre-a. Dedique-se. Estude, estude e estude. Apesar de todas as dificuldades. E você conseguirá.

Todo sucesso do mundo aos dois – ou melhor, aos três: que o futuro gatinho da Katheling também seja muito feliz 🙂

Saiba como participar do:

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Esclareça suas dúvidas sobre o programa. Clique Aqui!

Leia também:

“Sou muito grata ao Somos Futuro por tudo que me foi oferecido”,diz bolsista aprovada em universidade federal

Bianca Duarte entrou para Engenharia da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que está entre as 10 melhores do País [+]

Sou muito grata ao Somos Futuro por tudo que me foi oferecido”, diz bolsista aprovada em universidade federal
Accessibility
Share This