Pandemia trouxe desafios para o alcance da Agenda 2030

por 24 jun 2021Boas Práticas

A pandemia do coronavírus trouxe consigo crises sanitária e econômica para diversos países, o que aumentou os desafios para o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030

Tempo de Leitura: 4 minutos

Desafios da Agenda 2030

Contribuição do Instituto SOMOS

A Agenda 2030, estabelecida em 2015, têm como objetivo erradicar ou minimizar os problemas globais mais urgentes, como a pobreza e a fome, por exemplo. O cenário vinha mostrando avanços, no entanto, a pandemia trouxe desafios para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Neste artigo, você verá alguns dos resultados que haviam sido alcançados e como a crise sanitária provocada pelo coronavírus interferiu no andamento das metas.

ODS 1 – Erradicação da Pobreza

ODS 1 – Erradicação da Pobreza

O primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é a Erradicação da Pobreza, que visa acabar com esse problema grave em todas as suas formas e em todos os lugares.

A pobreza global vinha caindo no mundo e as estatísticas indicavam que a taxa de pobreza teria caído para 7,9% em 2020. No entanto, devido à pandemia, esse número deve ficar entre 9,1% e 9,4% – valor semelhante ao registrado há quatro anos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). O problema, que já era o principal desafio global dentro da Agenda 2030, tornou-se ainda maior. E com o aumento da pobreza, cresce também a fome.

ODS 2 – Erradicação da Fome

ODS 2 – Erradicação da Fome

O segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é a Erradicação da Fome para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, além de promover a agricultura sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), antes da pandemia, cerca de 9% da população mundial estava subnutrida ou em situação de fome. Agora, a organização estima que esse número aumentou para 14%.

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 4 – Educação de Qualidade

Outro objetivo de desenvolvimento sustentável é Educação de Qualidade, que visa garantir acesso à educação inclusiva e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos. De acordo com a ONU, o mundo já passava por uma crise educacional antes da pandemia, com mais de 250 milhões de crianças em idade escolar fora da escola. Com o cenário pandêmico, 5 milhões de crianças e jovens ficaram sem acesso à educação, segundo informações da Unicef.

ODS 10 – Redução das Desigualdades

ODS 10 – Redução das Desigualdades

Reduzir as desigualdades no interior e entre países é outro importante objetivo de desenvolvimento sustentável. Diante dos cenários já apresentados nos ODS anteriores, que estão diretamente relacionados ao tema, a redução das desigualdades acontecia a passos muito pequenos. Com a chegada da pandemia, o cenário que já não era favorável piorou com o aumento do desemprego – no Brasil, por exemplo, a taxa está em 14,7%, sendo ainda maior entre os jovens entre 18 e 24 anos (31,4%), mulheres (17,9%) e pessoas pretas (17,1%), segundo dados do IBGE. Esses números mostram o cenário da desigualdade no nosso País.

Pandemia trouxe desafios para o alcance da Agenda 2030

O papel do Instituto SOMOS

O Instituto SOMOS acredita no poder da educação para transformar o mundo e, por isso, atua em benefício da Agenda 2030. Nossa contribuição direta é ao ODS 4 – mas indiretamente também atuamos nos ODS 1, 2 e 10 –, especialmente por meio do Programa Somos Futuro. Este projeto oferece bolsa de estudos integral para o Ensino Médio a jovens em vulnerabilidade socioeconômica para que eles tenham acesso à educação de qualidade e recebam melhores oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho e transformar a própria realidade.

No ano passado, o Programa teve sua primeira turma de formados e, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia para estudantes em todo o País, alcançamos, até o momento, o resultado parcial de 36 bolsistas aprovados no Vestibular: uma taxa de aprovação de 54%, sendo que 89% ingressaram em universidades públicas.

“A bolsa Somos Futuro foi fundamental para que eu alcançasse o bom resultado no Vestibular”, diz Kauany de Jesus Fernandes, aprovada em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Química Industrial na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na universidade”, revela Letícia Ferreira da Costa, aprovada em Meteorologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O programa Somos Futuro mudou completamente a minha vida e da minha família”, conta Valéria Gomes Cardoso, aprovada em Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo (USP).

A passagem pelo Somos Futuro ofereceu a esses jovens um novo mundo, cheio de possibilidades. O ingresso na universidade vem para consolidar um novo ciclo na vida de cada um deles: um caminho de autonomia e desenvolvimento profissional. E o poder da educação – em que o Instituto SOMOS tanto acredita – mais uma vez mostrou-se capaz de romper o ciclo de desigualdade. Assim como esses jovens, muitos outros bolsistas que, como nós, acreditam no poder da educação terão suas vidas transformadas.

Accessibility
Share This