ODS: Saiba o que são e como você pode ajudar a alcançá-los

por 15 set 2023Boas Práticas

Conheça os principais desafios de desenvolvimento sustentável enfrentados no Brasil e no mundo

Tempo de Leitura: 8 minutos

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quais são? E como alcançá-los

Imagem com menção as 17 ODS da ONU

Fonte da Imagem: Image by Shutterstock

Você já ouviu falar deles? Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS.

Esses objetivos buscam assegurar os direitos humanos, diminuir a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas e enfrentar outros dos tantos desafios dos nossos tempos.

E o alcance desses 17 objetivos depende do esforço e do comprometimento conjuntos da iniciativa privada e dos governos, e também de organizações, instituições e sociedade civil. Por isso, é importante se informar sobre eles e incorporar medidas ao nosso cotidiano que ajudem a cumpri-los.

Neste artigo, você vai conhecer os três primeiros:

Imagem do logo da ODS 1 – Erradicação da Pobreza

ODS 1: Erradicação da pobreza

O primeiro dos 17 ODS visa acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. A Agenda 2030 reconhece que proporcionar uma vida digna para todas e todos, dentro dos limites do planeta, é o maior desafio das nações para atingir o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, segundo os dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS), divulgados em dezembro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2021, mais de 17 milhões de pessoas viviam em situação de pobreza extrema, sobrevivendo com menos de R$ 5,60 por dia.

Por isso, a prioridade do desenvolvimento sustentável são os mais pobres e vulneráveis: ninguém será deixado para trás.

Entre as metas que compõem o ODS 1, estão:

  • Garantir que pobres e vulneráveis tenham direitos iguais a recursos econômicos, bem como acesso a serviços básicos;
  • Construir a resiliência e reduzir a exposição e a vulnerabilidade dos mais pobres a eventos extremos relacionados com o clima e com os desastres econômicos, sociais e ambientais;
  • Implementar medidas e sistemas de proteção social adequados, para todas e todos, incluindo pisos, e atingir, até 2030, a cobertura substancial de pobres e vulneráveis.

E cada um de nós, incluindo algumas medidas simples na própria rotina, pode contribuir para a erradicação da pobreza:

 

  • Evite o desperdício de comida;
  • Opte por adquirir e consumir alimentos de agricultores locais e/ou familiares, ou de estabelecimentos que comprem de pequenos produtores;
  • Apoie campanhas contra a fome e divulgue iniciativas que sirvam de inspiração para a comunidade.
Imagem do logo da ODS 2 – Erradicação da Fome

ODS 2: Fome zero e Agricultura sustentável

O segundo dos 17 ODS aspira acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, além de promover a agricultura sustentável.

De acordo com dados do Unicef, quase oito milhões de crianças menores de 5 anos em 15 países correm risco de morte por desnutrição aguda grave. No Brasil, segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, todos os dias, em média, 11 crianças menores de 5 anos são internadas por desnutrição.

Entre as metas que compõem o ODS 2, estão:

  • Garantir o acesso de todas as pessoas, especialmente pobres, crianças e indivíduos em situações vulneráveis, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano;
  • Erradicar todas as formas de desnutrição;
  • Dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos por meio de acesso seguro e igual à terra, serviços financeiros, entre outros recursos.

E a gente pode ajudar! Veja como contribuir para diminuir os alarmantes números do mapa da fome no mundo e apoiar a agricultura sustentável:

 

  • Como no ODS 1, evite o desperdício de comida;
  • Também como no primeiro objetivo, opte por adquirir e consumir alimentos de agricultores locais e/ou familiares, ou de estabelecimentos que comprem de pequenos produtores;
  • Use a tecnologia a favor do combate ao desperdício: o B4Waste, por exemplo, é um aplicativo – disponível tanto para Android quanto iOS – que visa diminuir a sobra de comida por parte de restaurantes, mercados e afins. Existem ainda outras opções de apps com a mesma proposta, como Ecofood, Food to Save e Refood.
Imagem do logo da ODS 3 – Saúde de Qualidade

ODS 3: Saúde e Bem-estar

O terceiro dos 17 ODS atua para assegurar uma vida saudável para todas e todos, em todas as idades.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) – referência e maior sistema público de saúde do mundo – proporciona acesso gratuito, universal e integral a todos, brasileiros ou não, em território nacional.

Entre as metas que compõem o ODS 3, estão:

  • Reduzir a taxa de mortalidade materna e acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos;
  • Assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo planejamento familiar, informação e educação;
  • Erradicar pandemias;
  • Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, como drogas entorpecentes e álcool;
  • Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo o acesso a serviços, medicamentos e vacinas essenciais.

E, pode até parecer que não, mas podemos ajudar, sim! Saiba como contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar global:

 

  • Cuide do seu organismo: mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se;
  • Não negligencie a sua saúde mental: pratique exercícios físicos e faça pausas na rotina;
  • Mantenha seu calendário vacinal em dia: a imunização é uma proteção coletiva, não só individual;
  • Defenda e valorize os profissionais de saúde.
Leia também:

Como fazer uma redação CRIATIVA?

Acreditamos que a educação tem o poder de mudar o mundo! [+]

Imagem do Artigo: Como fazer uma redação CRIATIVA?
Accessibility
Share This