Obras literárias da SOMOS Educação entram para a lista do Clube de Leitura ODS

por 08 jul 2021Boas Práticas

O Clube de Leitura ODS é uma iniciativa da ONU que utiliza livros como ferramenta para incentivar crianças a interagirem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça o Clube de Leitura ODS
Veja os livros selecionados
Em junho, foi lançado o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa. O objetivo do projeto, que teve sua primeira versão apresentada em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é utilizar os livros como ferramenta de incentivo para que crianças entre 6 e 12 anos interajam com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável por meio de uma lista de livros de diversas partes do mundo.

Entre os 175 livros selecionados como referência para o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, estão duas obras publicadas por editoras da SOMOS Educação. O primeiro livro selecionado foi Macaparana de Giselda Laporta Nicolelis, para o ODS 10, que diz respeito à redução das desigualdades. O segundo, Chapéu fora de moda de Emilly Gravett, foi escolhido para o ODS 12, que aborda a produção e o consumo sustentáveis.

ODS 10 – Redução das Desigualdades

ODS 10 – Redução das Desigualdades

Esse objetivo visa reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Esse objetivo busca garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

A escolha dessas obras pelo Clube de Leitura reforça não apenas a importância de incentivar a leitura entre as crianças, mas a relevância de ensiná-las desde cedo sobre o compromisso com questões sociais e ambientais; além, é claro, de ajudar a valorizar obras que tratam da temática. “Essa conquista é muito importante para nós da SOMOS. Concorremos com obras do Brasil inteiro e fomos escolhidos. Esse selo da ONU reforça a qualidade educacional de nossas obras”, comenta Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial da SOMOS.

Para o Instituto SOMOS, essa conquista nos motiva a trabalhar ainda mais em prol do nosso compromisso com a Alfabetização e Letramento – nosso primeiro pilar de atuação – para que possamos contribuir cada vez mais para a alfabetização das nossas crianças por meio de leituras relevantes que contribuam com sua formação acadêmica e forneçam ensinamentos fundamentais, como o respeito ao ser humano e ao planeta.

Conheça as obras

Macaparana (1982) – escrito pela brasileira Giselda Laporta Nicolelis e lançado em 1982. A obra conta a história de Gerson, um garoto que sai de São Paulo para morar com o pai no Amapá. Lá, ele descobre outro Brasil: o mundo das matas, dos rios, do garimpo de ouro, o mundo de José, o cozinheiro índio, e de Tocha, com quem aprende a conhecer e desvendar os mistérios da Amazônia.

Macaparana é uma obra que vem sendo reconhecida desde o seu lançamento há quase três décadas: em 1983, ganhou o troféu APCA de Literatura Infantojuvenil na categoria autor juvenil; em 1985, recebeu menção honrosa no Prêmio Alfredo Machado Quintela. Já no ano passado, entrou para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD literário).

As 12 fábulas de Esopo (Editora Ática)

Veja o primeiro capítulo da obra disponibilizado no Coletivo Leitor: Macaparana, de Giselda Laporta Nicolelis, (Editora Scipione).

Chapéu fora de moda (2019) – escrita pela inglesa Emilly Gravett, o livro foi traduzido para o português em 2019. A história acompanha Beto, menino que adora o chapéu que sua avó tricotou para ele quando era pequeno por ser quentinho, confortável e por cobrir suas orelhas. No entanto, seus amigos tiram sarro dele porque o chapéu está fora de moda. Por não querer ser diferente dos outros, Beto vai fazer de tudo para se encaixar. Inclusive experimentar muitos chapéus.

As 12 fábulas de Esopo (Editora Ática)

Veja um trecho da obra disponibilizado no Coletivo Leitor: Chapéu fora de moda, Emilly Gravett, (Editora Caramelo).

As 12 fábulas de Esopo (Editora Ática)

Para saber mais sobre outras obras selecionadas, acesse o site da Câmara Brasileira de Livros.

Leia também:

Pandemia trouxe desafios para o alcance da Agenda 2030

A pandemia do coronavírus trouxe consigo crises sanitária e econômica para diversos países, o que aumentou os desafios para o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030. [+]

Pandemia trouxe desafios para o alcance da Agenda 2030
Accessibility
Share This