“O Programa Somos Futuro me emancipou a um patamar virtuoso que jamais imaginei alcançar”, diz bolsista

por 11 ago 2022Histórias de Futuro

Cursando o 3º ano do Ensino Médio, o bolsista Kauan Martins de Almeida fala sobre a importância de ter um mentor nessa etapa escolar e como o Programa Somos Futuro transformou a sua vida
Tempo de Leitura: 4 minutos

Depoimento

Importância dos Mentores

“Irmão, você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da Terra? Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai”.

Foi com a música “Levanta e anda”, do cantor e letrista brasileiro Emicida, que começou a nossa conversa com Kauan Martins de Almeida, bolsista Somos Futuro, sobre a importância de ter um mentor para acompanhá-lo nessa fase de decisões, e como o programa transformou a sua vida.

Kauan Martins de Almeida

Bolsista Somos Futuro 2020 - Cursando o 3º ano do Ensino Médio, Colégio Pitágoras - Cidade Jardim - Belo Horizonte, MG

Lembrando que o Somos Futuro – que já beneficiou mais de 500 jovens bolsistas e mobilizou quase 800 voluntários desde 2017 – oferece mentoria a discentes do Ensino Médio, de primeiro e terceiro anos, a fim de acompanhar, acolher e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento.

A mentoria acontece on-line e é realizada pelos voluntários do Instituto SOMOS. No primeiro ano, o mentor ajuda o aluno a se adaptar à nova realidade – bem diferente da rotina do Ensino Fundamental – e aos hábitos da escola e do período, além de contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Já no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento da carreira e do futuro.

Kauan revela que ter um mentor ajuda, principalmente, no tratamento de inseguranças, dúvidas e indecisões que envolvem essa etapa da vida do estudante. “Não é exagero dizer que a mentoria faz, literalmente, toda a diferença, ressalta ele. 

“É muito comum, principalmente nessa fase da vida escolar, nos depararmos com escolhas de caminho – profissional, escolar ou pessoal. Com o mentor, a análise sobre qual é a melhor decisão, de acordo com nossa busca individual, se torna mais clara”, complementa o bolsista.

Kauan destaca também que a relação com o mentor é um aprendizado mútuo: “Logo na primeira sessão, nós dois aprendemos tanto um com o outro! Além disso, desenvolver a capacidade de lidar com planejamentos futuros com uma base e um foco me ajudou muito. Com essa experiência, também me conscientizei de que, sim, existem frustrações por quebra de expectativas, mas que o melhor a fazer é se levantar e aprender a seguir.

O estudante compartilha ainda algumas dicas para quem está enfrentando os mesmos desafios. Sentir-se deslocado ou inseguro às vezes é muito comum. Sei como é, parece que o cotidiano de escolhas difíceis, somadas à pressão social, não vai passar nunca. Sem contar os nossos próprios fantasmas escondidos atrás daquela pergunta retórica de ‘quem sou eu’ ou ‘quem eu quero ser’. Contudo, não vale a pena sofrer tentando prever o futuro porque ele pode ser melhor do que você imagina, observa Kauan.

Ele finaliza contando como o Programa Somos Futuro mudou a sua vida: “Abriu minha mente e me emancipou a um patamar virtuoso que jamais imaginei alcançar como pessoa, estudante, aluno e futuro profissional. Todos os envolvidos são anjos na Terra e só tenho a agradecer por existirem.

E a gente só tem a agradecer por poder compartilhar este momento com você, Kauan! 🙂

Saiba como participar do:

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]
Esclareça suas dúvidas sobre o programa. Clique Aqui!
Leia também:

Bolsistas do Programa Somos Futuro falam sobre o papel e a importância dos mentores nessa etapa de suas vidas

Livya cursa o primeiro ano do Ensino Médio; Hyan já está no terceiro. Ambos têm em comum o apoio do nosso programa de mentoria e falam sobre a importância desse acompanhamento em suas vidas – tanto na escolar quanto na pessoal [+]

Bolsistas do Programa Somos Futuro falam sobre o papel e a importância dos mentores nessa etapa de suas vidas
Accessibility
Share This