Bolsistas do Programa Somos Futuro falam sobre o papel e a importância dos mentores nessa etapa de suas vidas

por 19 jul 2022Histórias de Futuro

Livya cursa o primeiro ano do Ensino Médio; Hyan já está no terceiro. Ambos têm em comum o apoio do nosso programa de mentoria e falam sobre a importância desse acompanhamento em suas vidas – tanto na escolar quanto na pessoal

Tempo de Leitura: 4 minutos

Mentoria e Mentorados

Importância dos Mentores

Bolsistas do Programa Somos Futuro falam sobre o papel e a importância dos mentores nessa etapa de suas vidas

Fonte da Imagem: Gettyimages

O que você vai ser? Para quais faculdades vai prestar vestibular? Já decidiu o curso?

O Ensino Médio é uma das etapas da trajetória escolar em que sofremos mais pressões – externas e de nós mesmos.

Assim, o Programa Somos Futuro – que já beneficiou mais de 500 jovens bolsistas e mobilizou quase 800 voluntários desde 2017 – oferece mentoria a jovens do Ensino Médio, de primeiro e terceiro anos, a fim de acompanhar, acolher e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento.

A mentoria acontece on-line e é realizada pelos voluntários do Instituto SOMOS. No primeiro ano, o mentor ajuda o aluno a se adaptar à nova realidade – bem diferente da rotina do Ensino Fundamental – e aos hábitos da escola e do período, além de contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Já no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento da carreira e do futuro.

Livya Helen Marciano Pereira

Bolsista Somos Futuro 2022 - Cursando 1º ano, Colégio Ágora de Viçosa - MG

Hyan Victor De Almeida Martins

Bolsista Somos Futuro 2020 - Cursando 3º ano, Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro - MG

“Eu me conheci melhor por meio das atividades feitas na mentoria, me abri mais e me permiti sentir tudo que eu quisesse sem medo”, conta Livya Helen Marciano Pereira, bolsista mentorada do primeiro ano. Ela acrescenta ainda que o apoio foi também um incentivo: “Me senti mais motivada em continuar me esforçando para conquistar meus objetivos; me jogar sem medo de errar, pois errar também é aprendizado”.

Para Hyan Victor de Almeida Martins, aluno mentorado do terceiro ano, o autoconhecimento adquirido durante o acompanhamento faz toda a diferença. “No terceiro ano, a pressão aumenta, acho que por conta da ansiedade, da cobrança de nós mesmos e de todo o exterior – pais, escola, etc. E a mentoria ajuda a gente a se conhecer melhor primeiro, para depois optar pela carreira mais adequada. Aprendi que, independentemente da profissão, o melhor é fazer o que você gosta para ter sucesso na vida”, comenta o estudante.

Ele ainda enfatiza o quanto a mentoria o ajuda a lidar com todas as expectativas que envolvem essa fase: “Meu mentor acabou me ajudando até na minha vida pessoal. Todos os alunos deveriam ter acesso a mentores, agregam muito conhecimento e experiência”.

Por sua vez, Livya destaca que a mentoria foi determinante em sua rotina escolar. “Eu estava sem ânimo, por não estar indo bem na escola, e o mentor teve um papel muito importante para que essa minha visão mudasse”, revela ela.

A bolsista também faz questão de ressaltar o cuidado com o qual o processo de escolha do mentor se dá: “O programa procura por mentores com trajetórias parecidas com a do mentorado, os dois se sentem muito iguais, se inspiram e relembram algo de um no outro”.

Estamos muito orgulhosos e torcendo para o sucesso da Livya e do Hyan em todas as etapas de sua vida! 🙂

Saiba como participar do:

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Esclareça suas dúvidas sobre o programa. Clique Aqui!

Leia também:

Conheça o Programa de Mentoria Somos Futuro

O Instituto SOMOS mantém, desde 2017, o Somos Futuro, um programa de aceleração para alunos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, assim como materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line e acesso a rede de apoio do programa. [+]

Acesso & Democratização | Alunos do Programa Somos Futuro 2021
Accessibility
Share This