Missão cumprida: programa de mentoria 2023 chega ao fim gerando impacto positivo para mentorados e mentores

por 25 ago 2023Inovação & Tecnologia

Mais que uma instrução, a mentoria é uma experiência bilateral: mentor e mentorado evoluem juntos

Tempo de Leitura:
5 minutos

Mentoria

Missão cumprida!

Imagem do artigo: Missão cumprida: programa de mentoria 2023 chega ao fim gerando impacto positivo para mentorados e mentores

Fonte da Imagem: iStockphoto

Criado em 2017, o Somos Futuro – programa de aceleração para alunos em vulnerabilidade socioeconômica provindos de escolas públicas – já beneficiou mais de 600 jovens. Um dos pilares do projeto é a mentoria, que acontece on-line e é realizada pelos voluntários do Instituto SOMOS para discentes do Ensino Médio – de primeiro e terceiro anos – a fim de acompanhar, apoiar e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento.

No primeiro ano, o mentor ajuda o aluno a se adaptar à nova realidade – bem diferente da rotina do Ensino Fundamental – e aos hábitos da escola privada, além de contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Já no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento da carreira e do futuro.

Mariana Silva Medeiros

Mariana Silva Medeiros

coordenadora de Impacto Social da Cogna Educação

“Os alunos do primeiro ano recebem cinco sessões de mentoria, enquanto os do terceiro ano recebem três. Essa diferença acontece porque a rotina desses estudantes é muito diferente, e a intenção é que o programa agregue na vida do aluno e não se torne um peso a mais no dia a dia dele. No primeiro ano, a intenção é acolher, auxiliar no processo de criação de uma nova rotina e ouvir sobre essa mudança de vida pela qual o aluno está passando, saindo de uma escola pública para uma escola privada, além da transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. No terceiro ano, a mentoria é sobre projeto de vida. O aluno se prepara para outra transição, uma maior e mais esperada, que é entre o Ensino Básico e o Ensino Superior; muitos têm dúvidas e medos. O mentor já passou por esse momento, então pode conversar sobre isso.”

O programa, inclusive, busca combinar histórias de vida e afinidades de mentor e mentorado, para que ambos possam aprender e crescer juntos: “É importante frisar que é uma troca, então, muito além de instruir, o mentor tem o papel de ouvir com o coração aberto para aprender com o aluno também”, enfatiza a coordenadora.

A própria plataforma na qual as sessões de mentoria são realizadas promove uma preparação para cada encontro. “Para saber o momento pelo qual os alunos estão passando, cada sessão tem uma preparação para que eles reflitam e identifiquem seus sonhos e suas fortalezas. A partir dessa reflexão, o mentor pode guiar a mentoria de forma personalizada para o aluno. Isso porque esses momentos de transição na vida dos jovens trazem muitas emoções e é importante para o aluno ter esse lugar no qual ele pode falar sobre o que está passando. O objetivo é que essas transições fiquem mais fáceis tendo alguém para conversar, mentorar e trocar experiências”, detalha Mariana.

Ela observa ainda que a que a mentoria pode trazer um olhar sobre questões de saúde mental dos jovens – que vêm sendo cada vez mais relevantes não só no Brasil, mas no mundo – enfrenta atualmente: “Acredito que diversos processos devem andar de mãos dadas. A mentoria cria um espaço seguro no qual o jovem pode se abrir e contar suas experiências. Muitas vezes, questões sobre saúde mental e dificuldade de aprendizagem, por exemplo, são colocadas nessas sessões. Mas, nessas situações, o caso é encaminhado para um próximo processo, que é buscar um profissional especializado que possa auxiliar esse aluno. Vale ressaltar que o Somos Futuro também conta com uma rede de serviços que oferece, entre outros atendimentos, apoio psicológico”.

Além disso, os impactos positivos de toda a metodologia são inúmeros: “Os alunos sentem que é um processo de crescimento pessoal. Os impactos positivos da mentoria estão relacionados a esse progresso e ao desenvolvimento de competências socioemocionais para lidar com os momentos desafiadores da vida”, conclui Mariana.

Peça 3 para divulgação em sites e blogs (1920x700px).

Conheça mais sobre o Somos Futuro – programa de bolsas do Instituto SOMOS

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

Somos Futuro dá início ao programa de mentoria 2023: entenda por que ele é tão importante

Mais que uma orientação, a mentoria é uma troca de experiências e faz toda a diferença na vida do mentorado – e do mentor [+]

Somos Futuro dá início ao programa de mentoria 2023: entenda por que ele é tão importante
Accessibility
Share This