Metodologias Ativas para o incentivo à leitura

por 06 jul 2022Clube de Leitura

As metodologias ativas revelam a nova dinâmica no contexto educacional e podem ser utilizadas para estimular o hábito da leitura nos estudantes

Tempo de Leitura: 9 minutos

O que são metodologias ativas
Como utilizá-las no incentivo à leitura

As metodologias ativas surgem para se adequar a um novo contexto educacional. A sociedade vem se modificando constantemente e essas alterações se manifestam nas diversas esferas existentes: da social à política, da economia à educação. Os adventos tecnológicos ocasionaram uma gama de mudanças, sobretudo em relação ao acesso às informações e ao conhecimento.

Nesse contexto, a dinâmica do aprendizado mudou bastante. A figura do educador como detentor de todo o conhecimento e orientador de todo o processo do ensino não mais é mais obrigatória. O professor se tornou cada vez mais um intermediador e guia do aprendizado dos alunos, que são os protagonistas do próprio desenvolvimento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar o conceito das metodologias ativas e como essa tendência pode contribuir para o incentivo à leitura. Confira!

O que são metodologias ativas de ensino-aprendizagem

No modelo tradicional do ensino, o professor é o único responsável pela condução da aula, por meio de uma dinâmica expositiva. Nesse cenário, os alunos participam de maneira passiva, acompanhando o que o docente leciona e demonstrando seu conhecimento por meio da aplicação de avaliações e trabalhos. Um grande desafio nesse contexto é manter os estudantes engajados, interessados e motivados, já que o educador é o protagonista.

As metodologias ativas representam justamente essa mudança no paradigma do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o aluno se torna o protagonista, sendo corresponsável pelo seu aprendizado. O educador assume um papel de orientador, guiando a aula, mas possibilitando aos estudantes que participem e modifiquem ativamente a construção do conhecimento. Sendo assim, o principal objetivo desse modelo de ensino é incentivar aos discentes que desenvolvam a capacidade de aprender os conteúdos de forma autônoma e participativa.

O uso das metodologias ativas para o incentivo à leitura

Existem diversas maneiras de aplicar as metodologias ativas de aprendizagem no ensino, por exemplo por meio do ensino híbrido, da gamificação, de estudos de caso, da abordagem de projetos, entre outras. Em relação à literatura, uma metodologia que pode ser explorada é a da sala de aula invertida.

O que é a sala de aula invertida?

A sala de aula invertida ou flipped classroom é uma metodologia ativa que visa ressignificar o papel do educador, do aluno e da aprendizagem. O estudante se torna protagonista de todo o processo, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, colaborativa e investigativa.

Neste caso, há uma inversão do modelo tradicional, que consiste no professor passar o conteúdo em sala e, depois, o aluno tentar resolver exercícios para identificar possíveis dúvidas. O esquema tradicional com as exposições de conceitos se torna a tarefa de casa. Na sala de aula invertida, o objetivo é que os estudantes tenham o primeiro contato com a matéria antes da aula. Dessa forma, eles já terão identificado as dúvidas e podem ser auxiliados pelo educador de maneira mais específica.

A literatura e as metodologias ativas

Utilizando essa metodologia, o docente pode propor aos alunos que estudem ou busque informações do contexto da obra, para que, durante a aula, consigam explorar outras abordagens e temas. Além disso, o professor pode contar com o auxílio de vídeos e games para complementar a experiência de leitura. Durante a discussão da obra, o docente pode ir muito além da história em si, contextualizando melhor acerca das características da obra, do contexto, do ambiente e dos personagens.

À medida que os alunos percebem que a leitura pode ir bem além da cobrança por meio de avaliações e trabalhos, eles se tornam mais motivados. A leitura, na verdade, está muito ligada ao prazer e pode se tornar um hobby ou um momento muito agradável para os leitores. O professor pode experimentar diversas formas de trazer o livro para a realidade da turma, com uma abordagem mais prática e lúdica, aumentando o interesse dos alunos e incentivando a leitura.

O professor ainda pode explorar outras metodologias ativas e a tecnologia ao seu favor. Existem inúmeras possibilidades de tornar a leitura cada vez mais atrativa para os estudantes, como:

  • Promover um teatro temático com a obra;
  • Exibir vídeos relacionados à leitura;
  • Apresentar possíveis canções citadas no livro ou que retratem a época abordada na obra;
  • Propor debates em que cada aluno se porta como determinado personagem;
  • Utilizar ou propor a criação de jogos para relacionar os temas tratados e promover o trabalho em equipe;
  • Exibir filmes que abordem temas semelhantes à obra ou que retratem a época apresentada;
  • Incentivar os alunos a pesquisar acerca do tempo em que o livro se passa, do local, dos costumes da época e da cultura do lugar.

A importância e o papel das metodologias ativas

O papel das metodologias ativas de ensino é fazer com que o aluno participe ativamente do seu processo de aprendizagem, por meio da estruturação de práticas pedagógicas para tal finalidade. Há uma grande importância no que diz respeito às transformações que a sociedade vem passando. O aluno contemporâneo quer além do que o ensino tradicional pode oferecer. As metodologias ativas surgem em um contexto de modificações, com o propósito de adequar o ensino a essa necessidade.

Essas metodologias contribuem efetivamente tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no progresso socioemocional dos estudantes. Por meio delas, os discentes são estimulados a resolver problemas práticos e, como consequência, aprendem a lidar melhor com os desafios, conseguindo enfrentar situações complexas tanto na escola quanto na vida. Além disso, aprendem a expor suas opiniões, a se posicionar e a respeitar pensamentos, opiniões e atitudes diferentes.

Os principais benefícios da utilização desses métodos para os alunos são:

  • Aquisição de autonomia e responsabilidade;
  • Desenvolvimento de confiança, de pensamento crítico e de proatividade;
  • Estímulo do trabalho em equipe;
  • Aptidão para resolver problemas e desafios;
  • Independência e protagonismo em relação ao próprio aprendizado.

Metodologias ativas na era digital

As metodologias ativas revelam a nova dinâmica no contexto educacional. Os alunos são os protagonistas do seu aprendizado e o papel do educador é orientar e conduzir esse processo. Existem diversas maneiras de aplicar tais práticas no ensino e são inúmeros os seus benefícios para o desenvolvimento e a formação dos alunos.

Essas metodologias podem até mesmo ser exploradas para incentivar a leitura. A literatura é de extrema importância para a formação e o desenvolvimento dos alunos. Em uma era cada vez mais digital, nada melhor do que adequar as práticas pedagógicas a essa realidade contemporânea. As metodologias ativas surgem justamente para suprir tais necessidades de uma formação integral dos estudantes.

Leia também:

O desafio de ler livros sem palavras

Embora livros apenas com imagens seja comumente destinado à crianças, eles podem ser lidos por leitores de qualquer idade [+]

O desafio de ler livros sem palavras
Accessibility
Share This