“Eu gostaria de dizer o quão encantador é. Uma oportunidade única, de verdade”, destaca bolsista sobre o Somos Futuro

por 13 set 2022Histórias de Futuro

Cursando o 1º ano do Ensino Médio, bolsista do Programa Somos Futuro fala sobre sua nova rotina escolar, a importância do apoio e do acolhimento proporcionado pela mentoria e, claro, o futuro
Tempo de Leitura: 4 minutos
Depoimento

Oportunidade Única

"Cursar Direito, prestar um concurso público e se tornar juíza."

É o sonho de Letícia Victória Cordeiro dos Santos, estudante do 1º ano do Ensino Médio e bolsista do Somos Futuro, - que já beneficiou mais de 500 jovens e mobilizou quase 800 voluntários desde sua criação, em 2017.

Como já mencionamos aqui no Blog, mas sempre vale lembrar, o programa oferece mentoria a discentes do Ensino Médio, de primeiro e terceiro anos, a fim de acompanhar, acolher e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento. Acontece on-line e é realizada pelos voluntários do Instituto SOMOS. No primeiro ano, o mentor ajuda o aluno a se adaptar à nova realidade – bem diferente da rotina do Ensino Fundamental – e aos hábitos da escola e do período, além de contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Já no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento da carreira e do futuro.

“Nos primeiros meses, senti bastante dificuldade em me adaptar à nova rotina escolar, pois, além de ser o período pós-pandemia, eu estudava em escola pública. Mas, a cada dia, estou melhorando e me ajustando mais. A mentoria me auxilia muito, dando sempre uma luz do que fazer em alguma situação, conta Letícia.

Ela enfatiza ainda que a relevância do mentor vai além dos conselhos: “É ter alguém que me guia e, ao mesmo tempo, me desafia a ter uma direção”.

A bolsista, inclusive, não economiza elogios ao falar da relação com a sua mentora. “Pode ser definida em uma palavra: INCRÍVEL! Minha mentora me ajuda demais. Nós conversamos sobre responsabilidade, autonomia, humildade, liderança. E isso agrega muito no ambiente escolar. Certo dia, estávamos falando sobre autonomia, e eu disse que, às vezes, me sentia insegura em ter um posicionamento em grupo; conversando com ela, vi que isso era autossabotagem e, depois dessa reunião, passei a não ficar mais com medo”, observa.

E, para quem acabou de chegar ao Ensino Médio e está enfrentando os mesmos desafios, Letícia tem algumas dicas:

  • Seja uma pessoa organizada, faça um cronograma das suas aulas e tenha um horário para estudar o conteúdo passado em sala;
  • Separe um tempo para descansar, fazer o que gosta, estar com a sua família;
  • Sempre pense nas suas escolhas, nunca aja por impulso, busque a sabedoria;
  • Tudo tem seu tempo. Faça seu melhor nas condições que você tem até ter mais condições e fazer melhor ainda.

Ela também faz questão de deixar um recado ao Somos Futuro:

“Eu gostaria de dizer o quão encantador é. Uma oportunidade única, de verdade. Agradeço cada momento que vivenciei e vou vivenciar. Gratidão por tudo!”.

A gente que agradece por poder fazer parte da sua jornada, Letícia! 🙂

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Saiba mais sobre a Mentoria do Programa Somos Futuro, clique aqui!

Esclareça suas dúvidas sobre o programa. Clique Aqui!
Leia também:

“O Programa Somos Futuro me emancipou a um patamar virtuoso que jamais imaginei alcançar”, diz bolsista

Cursando o 3º ano do Ensino Médio, o bolsista Kauan Martins de Almeida fala sobre a importância de ter um mentor nessa etapa escolar e como o Programa Somos Futuro transformou a sua vida [+]

"O Programa Somos Futuro me emancipou a um patamar virtuoso que jamais imaginei alcançar”, diz bolsista
Accessibility
Share This