Agenda 2030: um compromisso global para transformar o mundo

por 08 jun 2021Boas Práticas

A Agenda 2030 é um plano de ação global que tem como objetivo mudar o mundo até 2030. Você sabe como ela surgiu?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça a Agenda 2030

Saiba o que são os ODS

Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, 193 Estados-membros da Organizações das Nações Unidas (ONU) adotaram o documento “Transformando o nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” com o compromisso de tomar as medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.

Dentro desse plano de ação estão os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – mais conhecidos como ODS – e 169 metas, que visam promover vida digna para todos, dentro das possibilidades e sempre respeitando os limites do planeta. Os ODS têm como objetivo erradicar ou minimizar os problemas globais mais urgentes, como a pobreza extrema e desigualdade social, até 2030.

Confira cada um deles abaixo:

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os países signatários da ONU são convidados a adotar e implementar os objetivos e metas segundo as próprias prioridades, tendo em mente a importância de atuar também em parceria global para orientar as medidas necessárias para melhorar a vida de todos os habitantes da Terra.

Embora tenha sido inicialmente adotada por nações, a Agenda 2030 pode ser um compromisso assumido por empresas, organizações sociais, instituições públicas e privadas, e por qualquer indivíduo que deseje contribuir para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.

O Instituto SOMOS acredita que a educação tem o poder de mudar o mundo e, por isso, atua em benefício da Agenda 2030 por meio dos seus pilares de atuação. Quer saber mais sobre os pilares? Clique aqui.

Agenda 2030: um compromisso global para transformar o mundo

A origem da Agenda 2030

Apesar da Agenda 2030 ter sido firmada em 2015, a preocupação com a situação global teve início na década de 1990, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Conhecida como Rio92, devido a localidade e data de ocorrência (Rio de Janeiro, 1992), a Conferência reuniu mais de 100 chefes de Estado para discutir como promover o desenvolvimento sustentável para as próximas gerações, com foco nos seres humanos e na proteção do meio ambiente. Neste encontro foi adotada a Agenda 21 – a primeira carta de intenções para promover um novo padrão de desenvolvimento para o século. Duas décadas mais tarde, a agenda foi renovada, sendo conhecida como Rio+20.

A origem dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Na década de 1990, uma série de cúpulas foram realizadas para discutir temas relacionados ao desenvolvimento humano. Destes encontros, surgiu a Declaração do Milênio e os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), adotados pelos Estados-membros da ONU em 2000, e que ajudaram a impulsionar os países a enfrentarem os principais desafios sociais do início do século 21, incluindo a pobreza, os problemas de acesso à educação e questões de sustentabilidade ambiental.

Conforme os anos iam passando e novos compromissos foram sendo firmados, fez-se necessário uma nova agenda pós-2015. Com a ajuda da sociedade civil e da comunidade científica, a ONU desenvolveu a proposta dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – o compromisso vigente e que vamos apresentar ao longo dos próximos meses, juntamente com modelos iniciativas e projetos que você pode fazer para alcançá-los. Vamos lá?

Accessibility
Share This