“Os bolsistas se tornaram mais empáticos”, diz mentora Somos Futuro 2020

por 31 ago 2021Histórias de Futuro

A mentora Úrsula, que participou da primeira edição da mentoria em 2020, revela um pouco das experiências compartilhadas ao lado da mentorada

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça a mentora Úrsula Andrade

O Programa de Mentoria Somos Futuro 2021 segue a todo vapor. E muitos mentores da edição passada têm compartilhado suas experiências para mostrar a importância da mentoria para os bolsistas. Veja o que a Úrsula Natacha Andrade, Coordenadora de Processos Regulatórios da Kroton e mentora da A.C.*, nos contou.

O que é o Programa de Mentoria

O Programa de Mentoria SOMOS Futuro oferece aos bolsistas dos 1º e 3º anos acesso a um mentor, responsável por guiá-los em uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e carreira e propósito – essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.

Cada bolsista tem um mentor, voluntários do Instituto SOMOS, que são colaboradores da Cogna Educação. O mentor é escolhido de acordo com o perfil do bolsista, sempre buscando a melhor sinergia entre os dois.

“Os exercícios realizados nas sessões de mentoria permitem que os bolsistas olhem um pouco mais para si mesmos”.

Úrsula Natacha Andrade

Coordenadora de Processos Regulatórios da Kroton

Considerando que essa foi a sua primeira experiência como mentora, que aspectos da mentoria mais te surpreendeu?

Úrsula: As coincidências me surpreenderam muito. Deu um match entre o meu perfil e o da minha mentorada. Em muitos momentos eu pensei: “Gente, essa menina sou eu” (risos). Teve uma sintonia muito bacana e isso me surpreendeu.

Entre todas as semelhanças que você notou, quais foram as mais marcantes para você?

Úrsula: Eu percebi que ela tinha uma régua muita alta, um alto nível de criticidade e de autocobrança, assim como eu. Eu tinha medo de que ela se frustrasse com isso, então muitas das nossas conversas foram em torno disso.

Considerando essas conversas que vocês tiveram ao longo da mentoria, de que forma você acredita ter contribuído para o desenvolvimento dela, especialmente no que diz respeito à autocobrança?

Úrsula: Justamente por causa dessa alta cobrança, achei importante explicar sobre a aceitação da falha, porque isso acontece com todo mundo. Falhar não é o fim, apenas faz parte processo de aprendizado.

Além das suas contribuições pessoais para o desenvolvimento da sua mentorada, de forma geral, quais são os impactos da mentoria na vida dos bolsistas?

Úrsula: Eu acredito que esses jovens se tornam pessoas mais empáticas. Os exercícios realizados nas sessões mensais permitem que eles olhem um pouco mais para si mesmos; e quando isso acontece, eles ficam mais aptos a entender o olhar do outro.

A mentoria e você, como mentora, parecem ter ajudado bastante a sua mentorada. E a jornada inversa aconteceu? Ela também conseguiu contribuiu para o seu desenvolvimento?

Úrsula: Sim. Eu percebi que ela costuma ter uma agenda cheia, várias atividades dentro e fora da escola, e mesmo assim, ela consegue ter tudo muito bem-organizado. Dá até vergonha porque nós [adultos] sempre dizemos que estamos com falta de tempo e uma menina tão jovem, com tantas tarefas, está dando conta de tudo. Isso me chamou a atenção e me inspirou a fazer algumas coisas que eu tinha deixado paradas por “falta de tempo”. Ela foi um bom exemplo.

*Nota: Utilizamos as iniciais do bolsista para preservar sua identidade.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

Somos Futuro 2022: programa de bolsas está com inscrições abertas

As inscrições abriram na quinta-feira (19) e ficam abertas até 19 de setembro de 2021 [+]

Acesso & Democratização | Alunos do Programa Somos Futuro 2021
Accessibility
Share This