“Sou muito grata ao Somos Futuro por tudo que me foi oferecido”, diz bolsista aprovada em universidade federal

por 26 out 2021Histórias de Futuro

Bianca Duarte entrou para Engenharia da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que está entre as 10 melhores do País

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça a trajetória da alumni Bianca Duarte

Com o sonho realizado, Bianca Duarte Santos, bolsista Somos Futuro, agora aguarda o início das aulas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – prevista para 2022. Apesar de ainda faltarem meses para o começo da nova jornada, ela está aproveitando esse tempo para estudar assuntos que vai ver em sala de aula. Que orgulho a gente tem!

O que é o Programa de Mentoria

O Programa de Mentoria Somos Futuro oferece aos bolsistas do 1º e 3º anos acesso a um mentor responsável por guiá-los em uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e planejamento de futuro e carreira – essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.

Cada bolsista tem um mentor, voluntários do Instituto SOMOS, que são colaboradores da Cogna Educação. O mentor é escolhido de acordo com o perfil do bolsista, sempre buscando a melhor sinergia entre os dois.

“O meu sonho era entrar em Engenharia da Computação em uma universidade federal”.
Bianca Duarte Santos

Bolsista Somos Futuro

Olhando para trás, Bianca sente gratidão pelas conquistas que alcançou graças a bolsa de estudos que recebeu. “Eu não teria alcançado esse resultado se não fosse a oportunidade que o Somos Futuro me proporcionou, sou muito grata por tudo”, diz. Para aqueles que estão entrando agora, ela deixa seu conselho: “Eu sei que é difícil se adaptar, dá medo, e você chega a perguntar ‘será que vou conseguir?’, mas o importante é tentar e nunca desistir”, orienta.

A jornada no Somos Futuro

A jovem conta que acordava muito cedo, por volta das 4 horas da manhã, e enfrentava um percurso de duas horas diariamente para chegar à escola. Uma rotina assim é cansativa, mas Bianca diz que todo sacrifício valeu a pena. Ao ser perguntada se alguma vez pensou em desistir, ela brinca: “Às vezes eu considerava vender arte na praia”. E olha que ela nem é de Humanas!

Bianca conta que foi muito bem recebida pelo colégio e teve todo apoio de colegas, professores e coordenação. O que foi um alívio para seus pais, que tinham medo de que ela fosse tratada diferente por ser bolsista. Mas isso nunca aconteceu; pelo contrário, ela recebia muitos elogios por essa conquista.

Que não foi a única.

No segundo ano, ela foi medalhista de bronze na Olimpíada Nacional de Astronomia, além de receber duas menções honrosas na Nacional de Ciências e na Pernambucana de Física. Já no terceiro, veio a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências. “Eu notei que fazer Olimpíadas mudou a minha forma de estudar e de resolver questões. É muito divertido e você aprende bastante”, conta. Que bacana, hein?

As expectativas para o futuro

As aulas de Bianca começaram em setembro e ela está ansiosa para começar aproveitar tudo o que a instituição tem a oferecer para a sua formação na profissão que escolheu.

Para o futuro mais distante, a jovem diz que gostaria, por meio do seu trabalho, de ajudar o País e as pessoas ao seu redor. “Também gostaria de ser uma incentivadora, ajudando estudantes a encontrarem oportunidades melhores. Receber incentivo é algo muito importante”, finaliza.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

“Em meio à pandemia, a mentoria foi um refúgio para meu mentorado”, revela mentora Somos Futuro 2020

Juliana Correa conta como a mentoria foi importante para o seu mentorado durante o período da pandemia [+]
“Em meio à pandemia, a mentoria foi um refúgio para meu mentorado”, revela mentora Somos Futuro 2020
Accessibility
Share This