Livros infantis para ler antes de dormir

por 21 out 2021Clube de Leitura

Ler para as crianças antes de dormir ajuda a acalmar os ânimos, além de estimular o hábito da leitura e a criatividade

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como a leitura contribui para o sono das crianças
Dicas de livros infantis

A hora de dormir é um dos momentos mais difíceis na rotina das crianças, constituindo um grande desafio para quem cuida delas. A suavidade e o embalo dos acalantos podem ser de grande valia nessa hora em que elas se separam dos pais e abandonam os controles da vigília. No entanto, além das canções de ninar, ler antes de dormir também é uma boa alternativa para acalmar os ânimos e fazer com que os pequenos tenham um sono mais tranquilo. Nesse artigo vamos falar sobre alguns livros infantis para ler antes de dormir.

Simbolizar conflitos e dissolver tensões

A leitura que precede o sono tem muitos pontos positivos. As histórias contadas às crianças estimulam sua imaginação e as auxiliam a expressar simbolicamente conflitos e receios mais íntimos, diminuindo a tensão e favorecendo o sono.

Isso sem falar na cumplicidade estabelecida entre quem conta a história e quem a escuta e nos benefícios dessa interação, nos sentimentos de proteção e confiança dela decorrentes.

É de mim que a história fala

A eficácia simbólica dos livros liga-se, é claro, ao potencial de identificação com o leitor. As crianças sentem que as narrativas de aventura, as peripécias do protagonista, os perigos enfrentados, a magia dos inimigos e a coragem dos heróis dizem respeito a elas mesmas (“essa história fala de mim, mexe comigo!”). Escolher títulos adequados ao temperamento e ao momento de vida de cada leitor permite aproveitar ao máximo essa capacidade de identificação. Assim, listamos a seguir cinco livros para ler na cama, que tematizam justamente as dificuldades e fantasias ligadas à hora de dormir.

5 livros infantis para ler antes de dormir

De papo com a noite – João Anzanello Carrascoza (Editora Scipione)De papo com a noite – João Anzanello Carrascoza (Editora Scipione) O livro De Papo com a Noite conta a história de um menino que não consegue dormir depois de muito brincar durante o dia. Ele procura alguém para conversar, mas todos estão dormindo. Sozinho, ele acaba descobrindo que o escuro, a parede, o raio de luar, o fio de fumaça e o vento podem ser bons companheiros de papo até o sono chegar.

Bibi vai para a sua cama – Alejandro Rosas (Editora Scipione)Bibi vai para a sua cama – Alejandro Rosas (Editora Scipione)
A personagem Bibi tem uma cama todinha só para ela, mas insiste em dormir com seus pais. Até que, certo dia, a menina começa a se sentir incomodada, apertada e sufocada. É aí que ela faz uma grande descoberta. O que será que a cama de Bibi revela?

Esse sono que não vem – Lúcia Fidalgo (Editora Scipione)Esse sono que não vem – Lúcia Fidalgo (Editora Scipione) Em Esse sono que não vem uma menina conta sua rotina quando o dia termina. Ela fala do momento em que sua mãe chega do trabalho, conta do banho e das conversas que surgem até a hora de dormir.
A casa sonolenta – Audrey Wood (Editora Ática)A casa sonolenta – Audrey Wood (Editora Ática) Neste conto de acumulação, ninguém para de pé: adultos, crianças e até os animais (cachorro, gato e rato) não querem sair da cama. O texto cheio de repetições embala o sono geral, até que uma minúscula pulga resolve fazer barulho. Conheça mais sobre o livro A Casa Sonolenta.
De noite no bosque – Ana Maria Machado (Editora Ática)De noite no bosque – Ana Maria Machado (Editora Ática) Todos os dias Felipe e Gabi adormecem embalados pelas histórias que seus pais lhes contam. Mas, um dia, exaustos do trabalho, os pais mandam as crianças para a cama sem histórias. Mas Felipe tem uma ideia: assumir o papel de contador para fazer dormir os adultos. Vale conferir o De Noite no Bosque para saber o que aconteceu.

Leia também:

A história do livro: do papiro ao digital

A evolução humana, comunicacional e tecnológica ao longo das eras está diretamente ligada à história do livro [+]

A história do livro: do papiro ao digital
Accessibility
Share This