“Não consigo imaginar como teria sido a minha vida sem o Somos Futuro”, diz alumni aprovada na Unesp

por 22 jun 2022Histórias de Futuro

Vitória Gomes, aprovada em Ciências Econômicas, faz parte da primeira geração da família a entrar no Ensino Superior

Tempo de Leitura: 4 minutos

A experiência no Somos Futuro
A expectativa do Vestibular
“Não consigo imaginar como teria sido a minha vida sem o Somos Futuro”, diz alumni aprovada na Unesp

Fonte da Imagem: Shutterstock

“O programa realizou o meu sonho de estudar em uma escola particular e desfrutar de um ensino melhor. E, claro, me permitiu conquistar esse resultado no Vestibular.”

Vitória Gomes

Bolsista Somos Futuro 2018, que hoje é aluna da Universidade Estadual Paulista

Desde cedo, a jovem, que fez parte do programa ao lado da irmã gêmea Valéria – aprovada em Fonoaudiologia na USP –, foi ensinada que o melhor caminho para o sucesso é por meio dos estudos – ainda que possa parecer uma jornada árdua.

Ela conta que ao entrar no Colégio Alicerce, em São Paulo, ela sabia que enfrentaria alguns desafios, especialmente na adaptação por ter vindo de uma realidade diferente. Vitória conta que dois pontos foram essenciais no processo de adaptação: a presença da irmã e o suporte recebido da escola, que apoiou a ambas no que foi necessário.

A experiência no Somos Futuro

Vitória diz que a oportunidade dada pelo Instituto SOMOS foi fundamental para torná-la a pessoa que é hoje. “Eu cresci muito durante o Ensino Médio. Ter tido a oportunidade de estudar em uma escola particular e ter um ensino de qualidade, foi fundamental para o meu desenvolvimento”.

Segundo ela, ser bolsista do Somos Futuro foi uma experiência única e enriquecedora, pois permitiu que ela conhecesse novas histórias e pode compartilhar a sua com os colegas, o que trouxe benefícios para ambos os lados.

Com base em sua vivência, Vitória recomenda determinação aos bolsistas que fazem parte do programa e àqueles que ainda vão entrar. Ela ainda aconselha para que os jovens não se sintam intimidados pelos desafios que vão encontrar pelo caminho. “Saiba que esse é o seu lugar, que é seu direito ter acesso a uma educação de qualidade. Você passou pelo processo seletivo, foi aprovado, então aproveite essa oportunidade e não esqueça jamais da sua origem e saiba valorizá-la”, diz.

A expectativa do Vestibular

Como todo bom estudante, Vitória se preparou muito para o Vestibular. Além das aulas na escola – que no último ano foram remotas devido à pandemia –, ela também fazia cursinho. Todo esforço que ela colocou nos estudos, rendeu frutos: o excelente resultado na Unesp veio e Vitória e toda a família celebraram muito.

A família, que nunca teve ninguém no Ensino Superior, agora tem duas filhas em universidades públicas de renome. As duas aguardam as aulas presenciais começarem e, apesar da felicidade, não deixam de sentir o impacto da nova realidade: por terem escolhido universidades diferentes, elas vão precisar se separar – pela primeira vez. “Estamos vendo a possibilidade de morar numa cidade no meio do caminho para que possamos ficar juntas. Mas se não for viável, vamos nos separar porque precisamos correr atrás dos nossos sonhos”, conta.

E que venham mais sonhos! 🚀

Estamos muito orgulhosos e torcendo para o sucesso da Vitória em todas as etapas de sua vida! 🙂

Saiba como participar do:

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Esclareça suas dúvidas sobre o programa. Clique Aqui!

Leia também:

Para você, bolsista: A importância do mentor na jornada do autoconhecimento

A Mentoria é um dos pilares do Programa Somos Futuro e faz toda a diferença para o jovem mentorado – e também para o mentor [+]

Para você, bolsista: A importância do mentor na jornada do autoconhecimento
Accessibility
Share This