“Em nenhum momento pensei em desistir”, diz Alumni Somos Futuro que passou na Unicamp

por 17 jun 2021Histórias de Futuro

De família humilde, Matheus Henrique agora cursa Ciência da Computação em uma das melhores universidades do País

Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça a trajetória do Alumni Matheus

“Sou a primeira pessoa da minha família a passar em uma universidade pública”.

Matheus Henrique

Alumni Somos Futuro

Desde março, Matheus Henrique de Sousa Silva, de Brasília – DF, está realizando suas aulas do curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – a segunda melhor do País.

Devido à pandemia, as aulas estão sendo remotas, mas ele não vê a hora de poder entrar no campus pela primeira vez. E quem não estaria ansioso, né?

A jornada no Somos Futuro

Durante todo o Ensino Médio, que concluiu em 2020, Matheus foi bolsista do Somos Futuro no Colégio Sigma e no Cursinho Avante – ambos pertencentes a Saber, empresa do grupo Cogna Educação. A jornada lá dentro não foi fácil, especialmente no primeiro ano.

Embora não tivesse problemas para acompanhar o ritmo das aulas, ele levou algum tempo para se acostumar à realidade da escola particular. “Minha maior dificuldade foi me adaptar ao colégio e aos alunos. Foi um choque. Era uma realidade muito diferente da minha”, diz.

Matheus vive na região de Santa Maria, bairro do subúrbio brasiliense, onde convive com jovens que precisam trabalhar e estudar ou abandonaram os estudos para contribuir com a renda familiar.*

O Vestibular

Apesar de ter sido um aluno extremamente dedicado nos dois primeiros anos do ensino médio, no último ano, em decorrência da pandemia, ele teve dificuldades para acompanhar as aulas. Nesse momento, o colégio e os colegas tiveram um papel fundamental: Matheus aproveitou todo o apoio que recebeu e passou os últimos meses de 2020 dedicado aos estudos. O esforço rendeu os frutos almejados. “Quando vi o resultado da Unicamp, chorei de alívio. Eu estava muito apreensivo, pois não tinha certeza de que iria passar por causa dos problemas que enfrentei na pandemia”, conta.

Planos para o futuro

Ao falar do futuro, Matheus fica pensativo. “Eu nunca fui bom em pensar a longo prazo. Mas, em dez anos, gostaria de ter atuado em uma empresa global de tecnologia, como Google ou Netflix. Também me vejo trabalhando, de alguma forma, com educação”, revela. Estamos torcendo muito por isso!

Agora, com um dos grandes desafios de sua vida vencido, Matheus deseja ser inspiração para outros bolsistas do Somos Futuro. “Aproveitem todas as oportunidades, participem dos projetos da escola. E confiem em vocês. Eu enfrentei muitas dificuldades, mas nunca pensei em desistir. No começo vai ser difícil, mas não desistam porque vale muito a pena”, aconselha.

*Nota: A realidade apresentada reflete ponto importante da educação no Brasil em relação à evasão escolar: cerca de 9% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já pesquisa da Unicef, divulgada no começo deste ano, indica que a taxa de evasão no Ensino Médio é de 5,5%.

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

“Em nenhum momento pensei em desistir”, diz Alumni Somos Futuro que passou na Unicamp
Accessibility
Share This