Conheça o Programa de Mentoria Somos Futuro

por 01 jun 2021Histórias de Futuro

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é o Programa de Mentoria Somos Futuro

Como funciona o Programa

O Instituto SOMOS mantém, desde 2017, o Somos Futuro, um programa de aceleração para alunos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, assim como materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line e acesso a rede de apoio do programa.

Além disso, desde o ano passado, os bolsistas do primeiro ano passaram a receber mentoria. Quer saber como funciona?

O programa oferece aos bolsistas acompanhamento ao longo do ano letivo

Acesso & Democratização | Alunos do Programa Somos Futuro 2021

Mentoria Somos Futuro

O Programa de Mentoria Somos Futuro oferece acolhimento aos bolsistas. Os mentores são colaboradores voluntários da Cogna Educação, holding que mantém as empresas Kroton Educacional, Platos, Saber e SOMOS Educação.

A função do mentor é acompanhar o bolsista ao longo do ano e guiá-lo em uma jornada de autoconhecimento.

“O mentor precisar ter uma escuta acolhedora, sem julgamentos. A relação de confiança acontece quando nos colocamos nesse papel. Ao assumir esse compromisso, consegui ajudar meu mentorado a reconhecer fragilidades e potencialidades, e se abrir para coisas novas.”

Danielly Nunes Andrade Noé

Mentora do Somos Futuro e Gerente Acadêmico na Kroton

A conexão desenvolvida entre mentores e mentorados não é por acaso: o programa realiza um match entre eles para que ambos possam ter a melhor experiência juntos. Legal, não é?

“Ter uma mentora para me aconselhar e me orientar foi muito gratificante. A mentoria me auxiliou nessa mudança de percepções e na minha adaptação a pontos de vista diferentes do meu.”

Veja o depoimento completo:

Pietra Rosa

Bolsista Somos Futuro 2020

E sabe o que foi mais bacana? O programa chegou na hora exata! Com a pandemia, alunos de todo o país tiveram que lidar com o isolamento social e as aulas on-line, duas experiências completamente novas e, por vezes, assustadoras. A presença do mentor ajudou a reduzir o impacto emocional acumulado. Os bolsistas ainda tiveram acesso a acompanhamento psicológico, mediante solicitação – realizado de forma remota, atendendo às orientações específicas para o período da pandemia.

Em sua primeira versão, a Mentoria Somos Futuro teve duração de seis meses. E ao final do ano letivo, houve a formatura da primeira Turma de Mentoria, transmitida ao vivo pelo Facebook do Instituto SOMOS. Confere aqui!

A partir da experiência positiva, o programa foi expandido também para o terceiro ano do Ensino Médio. Para esse grupo, a mentoria conta com uma trilha de Propósito & Carreira.

As sessões de 2021 começaram em maio e estamos muito animados para acompanhar o desenvolvimento dos nossos bolsistas ao longo do ano.

Gostou? Para saber mais, sempre visite nosso blog.

Accessibility
Share This