Audiolivro: outra forma de leitura

por 22 jun 2021Clube de Leitura

O mercado de audiolivros está crescendo no Brasil e é uma excelente alternativa de leitura para promover a inclusão e pode ser uma ferramenta de incentivo à leitura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Entenda o audiolivro

Conheça os benefícios do audiolivro

O mundo vive em constante mutação e a cada mudança surge uma novidade. No cenário da literatura, a inovação que vem ganhando cada vez mais destaque é o ato de ouvir um livro. Isso mesmo, no sentido literal da palavra “ouvir”. Com os avanços tecnológicos surgiu o audiolivro, uma outra forma de leitura, um novo jeito de conhecer histórias. É sobre este assunto que falaremos neste texto. Para ficar por dentro, continue a leitura!

O que é audiolivro?

O audiolivro, também chamado de livro falado, surgiu no Brasil em 1970, refere-se a um livro em formato de áudio. A transição da história escrita para o áudio é feita por meio de uma gravação de voz, em um estúdio de gravação ou em um ambiente que tenha gravador. A leitura geralmente é feita pelo próprio autor da obra ou por narradores profissionais. As gravações podem ser encontradas em diversos formatos, como CD áudio, K7, MP3, MP4 etc. Para enriquecer a contação, é comum a utilização de efeitos sonoros ao fundo.

Os benefícios do audiolivro

Construção de pensamento crítico

Dentre os muitos benefícios do audiolivro podemos citar o aprimoramento de habilidade de pensamento crítico e analítico. Isso porque ele desenvolve áreas do cérebro que se esforçam para processar simultaneamente as informações. Além disso, o órgão também é exercitado ao tentar conectar os eventos do enredo, buscando dar sentido à história. Com isso, é recomendando a utilização do audiolivro em sala de aula, desenvolvendo o prazer pela literatura de outras maneiras.

Melhora na pronúncia e na fluência

Outra vantagem interessante do audiolivro é que ele permite que o usuário perceba e aprenda a pronúncia de novas palavras. Além disso, ele também é muito bom para desenvolvimento da habilidade de leitura oral por parte dos alunos. Isso porque, é possível entender como funciona a velocidade de leitura, as pausas, tenções e até entonações. Isso contribui muito no processo de alfabetização e também pode ser utilizado no aprendizado de novas línguas, como o inglês por exemplo.

Gerenciamento de tempo mais eficaz

O audiolivro é uma ótima ferramenta para quem tem uma rotina muito agitada e quer incluir o hábito de leitura nela. Isso acontece porque ele permite o aproveitamento do tempo com multitarefas. Você pode, por exemplo, ouvir alguns capítulos de um livro enquanto vai para o trabalho, utiliza o transporte público, arruma a casa ou vai para a academia. As opções são muitas.

Inclusão

Entre as vantagens do audiolivro, a mais marcante é a sua acessibilidade. Isso porque, eles são excelentes para pessoas portadoras de deficiências visuais, ou até quem possui transtornos de leitura como a dislexia. Incluir o audiolivro no plano de ensino da sua escola é um grande passo para torná-la cada vez mais inclusiva.

Substituto do livro físico ou alternativa de leitura?

Há quem pense que o audiolivro distancia o leitor da paixão pelos livros. Mas, na verdade, é apenas uma alternativa que incentiva o acesso ao conhecimento literário. É importante ressaltar que os audiolivros têm conquistado muitos leitores-ouvintes, a maioria composta por jovens, que já fazem uso de aplicativos e devices.

Esse formato pode ser utilizado, por exemplo, como um recurso para facilitar a leitura de pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de leitura, contribuindo para que façam parte da cultura literária.

O audiolivro e o sucesso no mercado internacional

O mercado de audiolivro já está em alta em outros países e vem ganhando notoriedade no Brasil. Prova disso é que tem sido tema de diversos eventos. Um exemplo é a recente inauguração da Narratix, uma produtora de audiolivros, de Brasília. O fundador, André Calgaro, em entrevista ao PublishNews, relatou que decidiu investir no negócio ao perceber o quanto estava dando certo no mercado internacional. Com isso, imaginou que o formato poderia também dar certo no Brasil.

A pesquisa The Digital Consumer Book Barometer 2019, publicada pela PublishNews  identificou que o mercado de audiolivros representa 180 milhões de euros. Além disso, corresponde entre 30% a 50% de toda receita digital das editoras que participaram da pesquisa.

O mercado de audiolivro é tão conceituado em outros países que existe, inclusive, o “Oscar” do mercado americano de livros, o chamado Audie Awards. O evento acontece anualmente e deixa editores, narradores e produtos ansiosos para a sua chegada. Entre as 24 categorias de premiação estão Audiolivro do ano, Melhor Narrador e Melhor Narradora.

Audiolivro: outra forma de leitura

Leia também:

Como ler mais: dicas para ampliar a leitura das crianças

A prática da leitura contribui em vários aspectos para o desenvolvimento acadêmico e neurológico de crianças e jovens, além de ser um ótimo passatempo. [+]

Clube da Leitura | Como ler mais: dicas para ampliar a leitura das crianças
Accessibility
Share This