“Eu me sinto muito honrada por ter entrado na USP”, diz alumni aprovada na melhor universidade do País

por 15 jul 2021Histórias de Futuro

A paulistana Valéria Cardoso, ex-bolsista do Somos Futuro, conta um pouco sobre a sua trajetória até tornar-se aluna da Universidade de São Paulo (USP)

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça a trajetória da Alumni Valéria

“A USP nunca foi uma possibilidade. Eu duvidava da minha capacidade. Mas ter passado me mostrou que eu posso alcançar coisas grandiosas”.

Valéria Cardoso

Alumni Somos Futuro

Valéria Cardoso agora cursa Fonoaudiologia na USP de Ribeirão Preto. Suas aulas estão acontecendo de forma remota, mas ela está ansiosa para estar presencialmente no campus.

Ela conta que o Programa Somos Futuro mudou completamente a sua vida e da sua família. “A partir do momento que você muda uma engrenagem, muda-se todo o instrumento. Eu sou muito grata a todos que fizeram parte dessa mudança”, conta.

Agora, ela deseja ajudar a mudar a vida e o propósito de outras pessoas, da mesma maneira que o Somos Futuro fez por ela e a irmã gêmea, também bolsista do programa.

Somos Futuro: período de adaptação

Assim como muitos bolsistas, Valéria e a irmã precisaram se adaptar à nova rotina, que era bem diferente do que estavam acostumadas. “Eu passei várias noites sem dormir para estudar porque eu não conseguia pegar o conteúdo com facilidade”, revela. Felizmente, ela recebeu todo o apoio da coordenação e dos professores para se organizar e vencer os obstáculos.

Ela ainda conta que foi muito importante ter a presença da irmã ao seu lado e que sem isso, talvez não tivesse tido tanto sucesso. Compreendendo os desafios do período de adaptação, as duas ainda serviram como ponto de apoio para novos bolsistas do Somos Futuro. “Eu tentei ajudá-los tanto no âmbito acadêmico quanto no pessoal porque eu entendia o que eles estavam passando”, comenta.

 

A Preparação para o Vestibular

Além das aulas regulares na escola, Valéria fez dois cursinhos populares a partir do segundo ano para se preparar para as provas. Entretanto, com a chegada da pandemia foi difícil manter o foco nos estudos porque a preocupação com a situação em todo o mundo estava sempre entre seus pensamentos.

Mas, apesar dos desafios que surgiram com a pandemia prolongada, a jovem conseguiu um excelente resultado. “Foi um sentimento inexplicável saber que eu tinha sido aprovada na USP. Eu estou muito honrada. Minha trajetória não foi fácil, mas foi muito importante para que eu chegasse até aqui e tenho muito orgulho disso”, diz.

Com certeza estamos muito contentes de ter feito parte de tudo isso!

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

“Eu me sinto muito honrada por ter entrado na USP”, diz alumni aprovada na melhor universidade do País
Accessibility
Share This