“Ganhar a bolsa foi a certeza de que eu seria aprovado em universidade pública”, diz bolsista aprovado em duas instituições de renome

por 23 set 2021Histórias de Futuro

Ruan foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade de Brasília

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça a história do alumni Ruan Noleto

“Ganhar a bolsa Somos Futuro para entrar no Sigma foi como receber a certeza de que eu conseguiria ser aprovado em uma universidade pública”.

Ruan Noleto Lustosa

Bolsista aprovado em Engenharia Civil

Ele estava certo, a aprovação veio em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição que está no TOP 5 das melhores universidades do País. Alguns meses depois, Ruan também recebeu a notícia de que tinha sido aprovado para o mesmo curso na Universidade de Brasília (UnB). Aí sim!

Ruan afirma que a oportunidade concedida pelo Instituto SOMOS mostrou que com estudo e esforço é possível alcançar os melhores resultados, mesmo aqueles que parecem distantes. Por isso, ele espera que os novos bolsistas saibam aproveitar esse presente. “Essa vai ser uma experiência muito boa e é a garantia da conquista dos seus objetivos”, diz.

O rapaz ainda faz questão de deixar o seu agradecimento a todos os professores que passaram pela sua vida escolar. “Se cheguei até aqui foi graças a vocês que estiveram ao meu lado, me ensinando e me apoiando”, comenta. Que legal esse sentimento, não é verdade?

Somos Futuro: “foi necessário esforço”

Segundo Ruan, foi necessário esforço e dedicação para organizar sua rotina com as novas demandas da escola. Ele revela que precisou de algum tempo para entender a rotina do colégio, e para se organizar melhor para estudar e entregar as atividades dentro do prazo.

Assim que conseguiu acompanhar o ritmo, ele começou a focar nos estudos e, claro, no Vestibular – em especial o ENEM, que era o seu objetivo. O jovem conta que procurou entender o funcionamento da prova, desde a gestão do tempo até a análise do conteúdo das versões anteriores.

Além disso, ele se programou para produzir pelo menos duas redações por mês já que essa é uma parte importantíssima da prova. E todo o esforço deu frutos. “Eu fiquei muito feliz com o resultado na UFRGS, e aliviado também, porque a gente sente toda a pressão para ter um bom desempenho”, conta.

A felicidade foi ainda maior ao saber que tinha passado na UnB. Com o resultado, ele precisou escolher em qual instituição gostaria de estudar, e optou pela segunda, em Brasília, pois é onde reside. As aulas dele começaram em julho, em regime remoto, mas ele está muito satisfeito com a escolha que fez.

Falando sobre o futuro

E se você pensa que Ruan pretende encerrar a vida de Vestibulando apenas porque já foi aprovado, você está muito enganado. Ele diz que depois de finalizar Engenharia Civil, pretende se preparar para cursar Arquitetura – e não há dúvidas de que também vai ser em uma universidade de renome. Já estamos até torcendo por isso!

Ele diz que desde criança gostou da área da construção civil e esses dois cursos vão ajudá-lo a se tornar um excelente profissional. “Eu quero ajudar pessoas a construírem seus sonhos. Todo mundo sonha em ter a casa própria”, conclui.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

“Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na universidade”, diz alumni aprovada na TOP 3 do Brasil

Letícia Costa agora sonha em concluir o curso de Meteorologia na UFRJ e exercer sua profissão em outro país. [+]

“Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na universidade”, diz alumni aprovada na TOP 3 do Brasil
Accessibility
Share This