Como escolas de ensino básico podem contribuir com a Agenda 2030

por 22 jul 2021Boas Práticas

Alunos do Ensino Fundamental de colégio em Piracicaba – SP participaram de projeto para coleta e descarte adequado de resíduos urbanos

Tempo de Leitura: 3 minutos

Como alunos atuam na Agenda 2030
Veja os ODS beneficiados

A Agenda 2030 é o caminho que vai colocar a sociedade global em um patamar de maior igualdade e respeito – pelo outro e pelo meio ambiente. Esse compromisso não deve ser encarado como responsabilidade apenas de governos e empresas, mas uma responsabilidade de todos nós. Aliás, esse comprometimento deve começar desde cedo, incluindo as nossas crianças, que são o futuro do planeta.

Pensando nisso, muitas instituições de ensino realizam projetos que ensinam crianças e adolescentes a importância de cuidar do planeta. Cada uma dessas iniciativas contribui diretamente com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, para o alcance da Agenda 2030. Um desses projetos foi realizado por meio do Líder em Mim, Programa Global de Educação Socioemocional – presente em mais de 480 escolas no Brasil –, que promove aprendizados de lideranças, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

Uma das escolas que fazem parte desse projeto é o Colégio Anglo Cidade Alta, em Piracicaba-SP. Seguindo a proposta do “Inspirados por quem faz 2020”, do Líder em Mim, os alunos do Ensino Fundamental chegaram até o projeto “Pira no Plogging”, que realiza a coleta dos lixos espalhados pela cidade para facilitar a reciclagem e manter uma paisagem mais limpa. A coleta é realizada ao mesmo tempo em que as pessoas praticam caminhadas ou corridas.

Inspirados por esse projeto, os alunos participaram do movimento internacional #eucuidodomeuquadrado, que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade para um futuro sustentável. Inspirados pelo trabalho do Pira no Plogging, os alunos coletaram os lixos recicláveis da própria casa, promovendo conscientização entre família e amigos, além de contribuir para a reciclagem de materiais. Com essa participação ativa no projeto, os estudantes aprenderam que não é necessário grandes ações para melhorar o mundo, basta cada um fazer a sua parte.

Assista abaixo um vídeo dos alunos falando sobre a participação no projeto:

Além de aprender importantes lições, a escola e os estudantes contribuíram para o alcance da Agenda 2030, atuando nos ODS 4 e ODS 13, por exemplo. Vamos conhecer cada um deles?

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 4 – Educação de Qualidade

Esse objetivo de desenvolvimento sustentável visa garantir acesso à educação inclusiva, de qualidade equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Com a participação no projeto, os estudantes têm acesso a uma educação que busca não apenas ensinar questões técnicas, mas mostrar a importância de proteger o meio ambiente por meio do descarte adequado de resíduos.

ODS 13 – Ação Climática

ODS 13 – Ação Climática

Esse objetivo busca adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. Ao estimular os alunos a participarem do movimento e se comprometerem com a proteção do meio ambiente, o colégio e o projeto “Líder em Mim” ensinam a importância de cuidar do planeta e, consequentemente, atuam nas mudanças climáticas – ainda que por meio de uma ação pequena.

Nações Unidas no Brasil | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quer saber mais sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil.

Leia também:

Obras literárias da SOMOS Educação entram para a lista do Clube de Leitura ODS

O Clube de Leitura ODS é uma iniciativa da ONU que utiliza livros como ferramenta para incentivar crianças a interagirem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. [+]

Obras literárias da SOMOS Educação entram para a lista do Clube de Leitura ODS
Accessibility
Share This