“Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na universidade”, diz alumni aprovada na TOP 3 do Brasil

por 09 set 2021Histórias de Futuro

Letícia Costa agora sonha em concluir o curso de Meteorologia na UFRJ e exercer sua profissão em outro país

Tempo de Leitura: 2 minutos

Veja a trajetória da alumni Letícia Costa

“Antes mesmo do ENEM, vi o cronograma do Sisu e anotei no calendário: ‘Nesse dia farei minha matrícula na UFRJ’”. .

Letícia Ferreira da Costa

Bolsista aprovada em Meteorologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Embora tenha declarado seu sonho, Letícia Ferreira da Costa ficou muito insegura sobre sua classificação para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que está entre as três melhores do País.

Nos primeiros dias de inscrição, ela nem se atreveu a colocar a instituição entre suas opções. Mas depois de conversar com a madrinha – grande apoiadora dos seus sonhos –, ela decidiu tentar e descobriu que estava em uma excelente colocação para o curso de Meteorologia, que era o seu objetivo. Foi quando ela criou coragem para escolher a universidade como primeira opção. “É importante acreditar em si mesmo e saber que você é merecedor das suas conquistas. E nunca deixar que as dificuldades sejam um empecilho para que você siga os seus sonhos”, aconselha. É isso aí!

Somos Futuro: a nova rotina

Letícia conta que seu primeiro ano na escola foi difícil, especialmente por ser um ambiente novo e muito diferente do que estava acostumada em escola pública. Outro grande desafio foi se adaptar à nova rotina de estudos. “Eu precisei aprender a estudar”, revela.

Felizmente, aos poucos tudo foi se encaixando. No início, ela fez amizade com as outras duas bolsistas com quem estudava. Depois, ao participar de outras atividades, conseguiu se aproximar de alunos de outras turmas e até de outros anos. As dificuldades com a enorme quantidade de projetos e tarefas também foram desaparecendo, conforme ela ia encontrado seu próprio ritmo de estudo.

O desempenho no Vestibular

Ela diz que não existe segredo para se preparar para o Vestibular, especialmente quando o conteúdo oferecido pela escola é voltado para esse objetivo. “Se você presta atenção nas aulas, tira dúvidas e faz as tarefas, seu desempenho no Vestibular vai ser sucesso”, comenta. Esse conselho é muito bom, hein?

Apesar de estar acompanhando o resultado parcial diariamente e saber que estava sempre bem colocada, na noite anterior à divulgação, ela não conseguiu dormir por causa da ansiedade. “Não sei nem explicar o quão feliz eu fiquei ao ver a minha aprovação. Foi muito gratificante ver que o meu esforço me colocou um degrau acima na conquista do meu sonho”, conta. Letícia é a primeira pessoa da família a entrar no Ensino Superior.

Suas aulas começaram em julho, mas antes mesmo de iniciar sua jornada acadêmica, ela já procurou estar em contato com os veteranos de seu curso e desde sua aprovação tem conversado com eles a respeito da universidade e do curso. Com o início das aulas, Letícia já faz planos para o futuro. “Depois de formada, gostaria de iniciar minha carreira internacional”, revela.

Programa Somos Futuro

O Somos Futuro é um programa de aceleração para alunos provindos de escolas públicas por meio da concessão de bolsas de estudo integral para os três anos do Ensino Médio em escolas particulares da rede SOMOS Educação, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico. Saiba mais [+]

Leia também:

“Os bolsistas se tornaram mais empáticos”, diz mentora Somos Futuro 2020

Kauany foi aprovada em duas das melhores instituições de Ensino Superior do País. [+]

“Os bolsistas se tornaram mais empáticos”, diz mentora Somos Futuro 2020
Accessibility
Share This